Confirmada a data do 7º RPG na Ilha!

0 comentários

Depois de um bom tempo parado desenvolvendo projetos fodásticos para o nosso hobbie (projetos estes que logo todos vocês ficarão sabendo), voltamos a atividade com uma excelente notícia: confirmada a data do nosso próximo encontro RPG na Ilha!

Nosso encontro, que chega a sua 7ª edição, reúne mestres e jogadores de todo o estado do Espírito Santo em torno dos nossos saudáveis hobbies: RPG, cardgame e boardgames!

Seguem abaixo informações sobre o próximo encontro:

Data: 10/11/2012 (sábado)
Horário: 9 às 20
Local: Centro de Referência da Juventude, , Avenida Vitória, nº 1320, Ilha de Santa Maria (Ao lado da Localiza SemiNovos, próximo a antiga Fábrica 747).

Atrações:

- Bate-Papo sobre RPG;

- Mesas Especiais (demonstração de jogos): Diego Astaurete (A Fita) e Mateus Soares (New Dragon);


- Espaço para Novos Jogos (apresentação de jogos criados pelo pessoal do RPG na Ilha);

- Mesas de RPG;

- Mesas de Boardgames;

- Mesas de Cardgames;

- Torneios de Cardgame e Boardgame;

- Área de venda de jogos e acessórios de RPG, Cardgame e Boardgame.


Para mais informações por favor acesse nosso grupo:

1º Retropunkers Day no feriadão

0 comentários

Acontece nesse sábado, dia 08/09, no mesmo dia que se comemora o aniversário da cidade de Vitória-ES, o 1º Retropunkers Day promovido pela Retropunk Editora. Responsável pelo lançamento no Brasil de títulos como Rastro do Cthulhu, 3:16 Carnificina Entre as Estrelas, Fiasco, Espírito do Século, Este Corpo Mortal, além dos RPGs 100% nacionais Terra Devastada e Abismo Infinito de John Bogéa.

Será um dia dedicado a narrar aventuras destes sistemas e nós do RPG na Ilha estaremos fazendo nossa parte e realizando nosso encontro bimestral justamente neste dia. Haverá mesas de todos os sistemas citados acima, mas vale a pena destacar dois em especial: uma mesa de Fiasco usando a adaptação de Game of Thrones publicada no site da editora e que foi feita por nosso amigo e colaborador Jefferson Pimentel.



O outro será um live action de Rastro do Cthulhu, baseado no filme "12 homens e uma sentença." promovido também por Jefferson Pimentel que promete agitar bastante o evento. Além dos títulos da Retropunk estaremos abrindo espaço para mestres de outros sistemas, assim como torneios de card games e board games. Lembrando que os jogadores que estiverem nas mesas dos mestres que narrarem títulos da Retropunk, e que cadastraram suas aventuras antes do evento, receberão cupons de desconto para compras na loja virtual da editora!

Confira a programação do evento lembrando que ele será realizado no Centro de Referência da Juventude, (Avenida Vitória, nº 1320, Ilha de Santa Maria (Ao lado da Localiza SemiNovos, próximo a antiga Fábrica 747), começando às 09:00H.

Mesas de RPG:
- Jefferson Pimentel: Fiasco e/ou 3:16 (período da manhã);
- Mateus Soares: New Dragon;
- André Cruz: 3:16 (período da manhã), Este Corpo Mortal (período da tarde)
- Emerson (Kazuza): Vampiro, a Máscara;
- Luiz Henrique: Diablo II (AD&D);
- Gustavo Costa: Dungeoneer;
- Felipe Santana: D&D 3.5 - Forgotten Realms;
- Rafael Ronsard: Old Dragon FOR DUMMIES;
- Tiago Honorato (a confirmar): Fiasco e Rastros de Cthulhu.

Card Games:
- Sérgio Nascimento: Vampire: The Eternal Struggle e Game of Thrones LCG;
- Evandro: Summoner Wars;
- Tiago Honorato: Warhammer Invasion e Citadels.

Board Games:
- Hugo Machado: Adventurers Boardgame, Frag e outro a definir;
- Adeyvison Siqueira: Descent: Journey in the Dark, Therion 011;
- Luiz Fernando: boardgame próprio;
- Gustavo Costa: Last Night on the Earth e Marvel Boardgame (período da manhã);
- Evandro: Mage Knight e Gears of War;
- Dinho: Descent: Journey in the Dark;
- Tiago Honorato: Super Dungeon Explore e Descer 2nd Edition

Outros:
- Live Action de Rastro de Cthulhu: "Doze Homens e uma Sentença";
- Torneio de Street Fighter (Utilizando o sistema da White Wolf);
- Área de venda de jogos com Hugo Machado e Taberna Geek.

Minha primeira campanha de Este Corpo Mortal.

8 comentários

Finalmente comecei minha campanha caseira de Este Corpo Mortal. Desde que adquiri este jogo, publicado pela editora Retropunk, fiquei fascinado pelo sistema de construção de personagens, pelo sistema de regras para resolução de conflitos e principalmente pelo sistema de magia. Já tive o prazer de narrar algumas aventuras deste jogo anteriormente, tanto em minha casa como no nosso encontro bimestral do RPG na Ilha, quando narrei minha adaptação de Hellblazer para o sistema, mas agora iria começar minha primeira campanha e estava empolgado.

Para quem ainda não conhece o jogo ele é feito para cenários baseados em magia, como Hellblazer, Sandman, Livros de Magia, Os Invisíveis e Preacher, todos eles HQs da linha Vertigo, da série de livros Dresden Files, ou a série de TV True Blood, mas também pode ser adaptado para outros cenários como de super-heróis (aqui mesmo em nosso blog publiquei a adaptação de Liga da Justiça Sombria da Dc Comics), Guerra nas Estrelas e muitos outros. O livro básico vem com exemplos de grupos de jogo onde em um deles foi sugerido o cenário de deuses antigos sem poderes vagando pela Terra e ocasionalmente se encontrando em um bar para trocarem insultos, fazer sexo, procurar novas amizades, etc. Achei a ideia bacana, bem no estilo de "Deuses Americanos" de Neil Gaiman, o cultuado criador de Sandman, e chamei alguns amigos para fazermos então esta campanha.

Os jogadores (Julio Cesar Leão, Diego Faria dos Santos, Felipe Vieira e Ederson Guedes dos Anjos) escolheram os deuses Hórus, Tlaloc, Orfeu (semi-deus, mas aqui tratado como um Deus por ser filho de Morpheus, Deus dos Sonhos, como nas revistas de Sandman) e Hefesto. Neste cenário eles estavam em Nova Orleans quando o furacão Katrina passou. Hefesto foi mandado para lá pelas 3 Mulheres Cinzentas, que lhe contaram uma profecia sobre irmão matando irmão. Quando o caos começa eles precisam salvar suas vidas e alguns deles se sentem obrigados a ajudar os mortais, principalmente quando passam a perceber que o furacão foi provocado por um efeito sobrenatural. Além deles outros deuses estão em Nova Orleans, como se um magnetismo sobrenatural tivesse atraído a todos para o acontecimento que criou o Katrina, os levando até lá para serem espectadores. Eles agora estão ao mesmo tempo procurando salvar suas existências como também parar o evento.
O resultado final da sessão foi muito bom, mas Este Corpo Mortal não é um jogo fácil para jogadores desacostumados com uma temática mais narrativa e colaborativa. A grande maioria dos jogadores de RPG ainda estão muito apegados a cenários onde é dado uma "missão" que terá uma recompensa em XP ou moedas de ouro e onde a lista de magias ou efeitos mágicos que eles podem fazer estão pré-estabelecidos e não precisam criar nada, já está tudo lá. A única coisa que precisam fazer é rolar os dados e comparar com tabelas. Este Corpo Mortal permite através dos Pontos de Poder e Pontos de Magia inserir elementos ao jogo, ao cenário, e isto é muito legal e novo para muitos jogadores tão acostumados com o Mestre determinando tudo no jogo. Os jogadores ficaram muito travados no início do jogo e somente no final começaram a se soltar mais, entendendo o que podiam fazer.
Mesmo assim tivemos pontos altos na sessão, como quando Tlaloc e Hefesto invadiram a casa de um traficante local e deram conta de 5 capangas; quando Júlio César resolveu ser o primeiro a usar seus pontos de magia para criar um efeito mágico no jogo para Hórus, dotando seu personagem com 2 poderes: um de identificar seres sobrenaturais usando seu olho de serpente, e de poder liberar sua alma em foma de águia para sobrevoar um determinado local procurando por outros deuses; e no final quando descobriram que a solução para por fim ao Katrina seria unir Tlaloc com as deusas Dodola, deusa da chuva, uma louca que vaga pelas ruas de Nova Orleans empurrando um carrinho de compras com latinhas, e Sedna, deusa do mar, que agora dirige um caminhão levando cargas para outros estados. Dodola deu o "ninja" em Hórus e fugiu, enquanto Sedna jogou o caminhão para cima do carro no qual estavam Tlaloc e Hefesto, colocando-os para fora da estrada. Na próxima sessão veremos o que acontece.
Como acho sempre legal compartilhar com todos que curtem RPG aquilo que criamos, deixo aqui a ficha tema desta nossa campanha, com os personagens, alguns vilões e algumas dicas para vocês também começarem a sua primeira campanha de Este Corpo Mortal. Boa diversão e, como diria Morpheus de Matrix, libere sua mente.

Ficha tema de Antigos Deuses.