A Evolução das Ferramentas de RPG



Por Igor Erler



Já se foi o tempo da “geração xerox”, onde os RPGistas, normalmente estudantes classe media baixa, se esforçavam para conseguir qualquer coisa de RPG do exterior. A época que apenas 2 ou 3 RPGs eram traduzidos em português e que mesmo assim era dificílimo conseguir dados e suplementos.  Neste época ser RPGista era andar com 2 copias de livros debaixo do braço, feito por aquele cara que era amigo de um vizinho seu e que viajou aos EUA, ter um kit de dados de D&D ou de d10 e mesmo encontrar os amigos no fim de semana num local comum perto de um bar ou lanchonete para sentar e usar a mesa.

Lembro dessa época saudosa onde quando você queria “incrementar a aventura” era conseguir uma vela para jogar a noite, tentar levar um tocador de k7 com musicas de bandas que combinassem com a campanha ou ficar cortando fotos de revistas para que seus npcs tivessem rosto.

Mas esse artigo não é sobre essa época e sim sobre hoje. Nos dias atuais, uma quantidade razoável de RPGistas estão na faixa de 20 a 30, com empregos estáveis e situação razoavelmente melhor que a anos atrás.Tendo mais responsabilidades, sim, mas também independência financeira e acesso a tecnologias para facilitar a sua campanha e mesmo incrementa-la. Assim neste artigo falaremos de algumas dessas tecnologias e suas aplicabilidades:

A internet é uma dessas tecnologias que ninguém mais consegue se imaginar sem, na verdade é a espinha dorsal de mais da metade das “inovações tecnológicas” do RPG das ultimas décadas. Suas principais áreas de influencia são distribuição, jogo a distancia e discussão.

A distribuição via internet é marcada pelos torrent, programas de distribuição, sites sobre RPG e sites de upload. Sendo que normalmente esses arquivos vem em formato PDF, quando de boa qualidade, e em doc quando sistemas próprios e caseiros. Nesses arquivos geralmente seguem as principais correntes do RPG. É possível que muitos arquivos proprietários acabem sendo encontrados em formato PDF (OCR ou imagem) logo que saem nas estantes e os netbooks podem ser tanto em PDF quanto em doc.

Quanto a jogo, existem dezenas de possibilidades de jogo via internet, podemos usar programas como o Fantasy Grounds II, play by fórum, jogar via skype e rolador de dados online, team speaker, jogar via Facebook, utilizar o Google docs como repositório de fichas  e mesmo o via email. Existem tantas possibilidades de jogar RPG via internet quanto programas de mensagens.

Mesmo durante a semana, quando não esta jogando, é possível que seu narrador lhe comente algo via fórum ou facebook sobre o andamento da campanha, sobre uma sacada que ele teve ou que acha que você poderia dar mais atenção.

Mais que apenas jogar via internet, ela inda é fonte de imagens, arquivos de musicas entre mil coisas mais que pode possibilitar uma nova gama de possibilidades e entretenimento completamente novos. Criar um rosto para um npc, procurar um cenário de terror ou apenas ter inspiração para uma campanha nova, esta a um clique de distancia.

Por fim a discussão via internet é uma das maiores possibilidades, participar de fóruns de narradores, listas de discussões de sistema, ver alterações propostas por sites de outros grupos, criar/ver um diário online de aventuras ou mesmo usar sites especializados para tirar duvidas na hora. Existem até empresas que põem sites oficiais de seus sistemas com suplementos ou sistema de busca de regras para os jogadores.

Mas os avanços hoje estão alem disso, hoje o acesso a tablets e smartsfones possibilitam que você porte sua ficha sem gastar papeis, notebooks são essenciais a quase que qualquer grupo, roladores online ou programas próprios para isso podem ser instalados em qualquer hardware. Musicas e imagens podem ser utilizadas e mostradas a qualquer comento, um narrador pode gastar horas apenas preenchendo uma pasta com centenas de musicas e imagens que nunca usara, mas que podem em certo momento dar o tom perfeito a campanha.

Outras tecnologias menos obvias com certeza completam o cenário como uma TV conectada ao computador pode fazer o cenários de combate muito mais próximo, dando uma boa visão de todos os jogadores e mostrando as imagens e outras informações a todos ao mesmo tempo, mesmo uma TV com USB já faz a diferença. Um quadro branco pode ser extremamente útil para criar grids do cenário, para que os jogadores possam se movimentar com mais facilidade alem de poder controlar os pvs e iniciativas com mais facilidade.



0 comentários: (+add yours?)

Postar um comentário