A RedBox Editora lançou no mercado em abril a pré venda de Space Dragon, um RPG que se utiliza da mesma simplicidade de Old Dragon para alcançar novos horizontes... Os cenários de ficção científica!
Space Dragon é mais um jogo que se utiliza da Open Game License, licença aberta do sistema D20 liberado pela Wizards of The Coast em 2000. O sistema tenta manter a funcionalidade aliada à simplicidade encontrados em Old Dragon, mas fazendo as devidas e necessárias adaptações para utilização da mecânica em cenários de ficção científica.
Não somente na mecânica o sistema tenta simplificar, mas também na ambientação. Prova desta simplificação é que ao invés de tentar recriar cenários grandiosos e famosos da ficção científica como o de Battlestar Galactica, Star Wars e tantos outros em voga, Space Dragon regressa para os anos 50 e 60 aonde a ficção científica era cheia de engenhocas estranhas, armas de raio esquizitas que fazem "zap", equipamentos de design pouco usual com direito a capacetes que parecem aquários, naves espaciais de formato ainda menos usual e poderes mentais. Sim meus caros, estamos falando de cenários a lá Buck Rogers e Flash Gordon.
Capa do livro |
DESCRIÇÃO DO JOGO (trechos extraídos do site da RedBox)
O QUE EU POSSO FAZER EM SPACE DRAGON?
O Space Dragon busca emular o clima pulp, dentre outras maneiras, através de classes de personagem que fazem referêcia aos estereótipos de protagonistas das histórias com esse estilo. Há os homens espaciais, habilidosos em combate tanto corpo-a-corpo quanto com armas de fogo e peritos na pilotagem de naves; se faz presente a figura dos gatunos, especialistas em subterfúgio, furto e sabotagem de máquinas, sempre à margem da lei. Os cientistas também estão presentes, sendo capazes de criar as mais diversas geringonças e realizar feitos científicos incríveis. E, por fim, há os mentálicos, pessoas dotadas de grande poder mental que são capazes de telepatia, controle mental e outras proezas utilizando apenas seus cérebros super desenvolvidos.
O SPACE DRAGON É UM CENÁRIO?
Não! Decididamente o Space Dragon não é um cenário, no entanto só o seu conjunto de regras já lhe concede todas as informações para jogar sem que existe algum cenário pronto. O Pano de fundo das aventuras pode ser o nosso mundo, o planeta terra do século passado e tudo o que você precisa é apenas botar sua cabeça pra funcionar com as referências pulp que já possuímos. As principais influências do Space Dragon podem ser ótimos lugares para começar: Buck Rogers, Flash Gordon, Perry Rodan, John Carter e por que não, o clima de aventura, mistério e exploração de Space Ghost, Herculóides e Mighthor.
O QUE MAIS EU ENCONTRO NO LIVRO?
Também são apresentadas regras para viagens espaciais ou na superfície de um planeta, dados sobre naves espaciais de diversos tamanhos, exemplos de personagens coadjuvantes que podem ser contratados pelos jogadores, listas com diversos equipamentos espaciais, implantes cibernéticos, armas, aparatos tecnológicos, poderes mentais, e mesmo combate entre indivíduos ou entre naves espaciais, com muitos raios laser disparados para todos os lados. As máximas no Space Dragon são a aventura e a diversão. Se houver momentos de tensão em espaçonaves abandonadas, adrenalina em perseguições entre carros voadores, felicidade ao encontrar um tesouro perdido e tristeza ao imaginar um personagem caindo em um vulcão ativo, seu jogo será genuinamente pulp e tudo isso é possível dentro de um jogo de Space Dragon!
FAST PLAY
Para quem quiser dar uma conferida em como funciona o sistema, a RedBox disponibilizou o fast-play do jogo para baixar bem aqui.
O fast-play conta com 80 páginas descrevendo todas as regras básicas, incluindo descrição dos atributos, classes e sua evolução até o 3º nível, espécies, e todo o restante das regras báscias necessárias para conhecer o sistema.
Um dos pontos que achei interessante foi a substituição dos atributos Sabedoria e Carisma por Ciência e Comunicação, sendo estes de melhor utilidade dentro deste tipo de cenário.
Além disso, é perceptível que as adaptações de situações existentes nas aventuras espaciais (pelo menos aquelas que eram demonstradas na ficção científica dos anos 60) ficaram muito boas para o sistema, garantindo uma experiência de jogo descontraída e satisfatória.
O sistema se encontra em fase de finalização, aguardando apenas a classificação do MJ e do ISBN.
0 comentários: (+add yours?)
Postar um comentário