Sistema TRAMA - Sistema de Narrativa Compartilhada Genérico e Gratuito


Sistema TRAMA

O Sistema TRAMA foi criado para ser utilizado em narrativas contínuas e compartilhadas, onde cada jogador, por sua vez, narra seu ponto de vista na história, enquanto os outros jogadores interagem com o cenário criado através de interpretação e testes de seus atributos.

Personagens

Os personagens feitos no Sistema TRAMA possuem três atributos: CORPO, MENTE E ESPÍRITO.
  • CORPO: este atributo define o quanto seu personagem é forte, rápido e resistente.
  • MENTE: este atributo define o quanto seu personagem é inteligente, conhecedor de todo tipo de informação e rápido de raciocínio.
  • ESPÍRITO: este atributo define o quanto é forte a vontade da personagem, bem como sua facilidade em lidar com outras pessoas.
Além dos atributos, o Sistema TRAMA possui um trunfo chamado de TRAMA. Este atributo simula uma série de forças poderosas que podem ser manipuladas com vários benefícios. Sorte, magia, superpoderes, equipamentos tecnológicos e outros elementos podem ser considerados forças da TRAMA.

Ao contrário dos atributos, os pontos de TRAMA são gastos toda vez que usados, concedendo bônus nos testes de atributos. Assim que encerrada a Narrativa (ver abaixo), todos os pontos de TRAMA de uma personagem são renovados.

Além dos bônus em testes de atributos, os pontos de TRAMA podem ser gastos para outra ação muito importante: tomar as rédeas da narrativa. Quando utilizado, o jogador toma a narrativa para si, definindo o caminho a ser seguido.

O segundo passo é montar a personagem, distribuindo 10 (dez) pontos entre os atributos e a reserva dos Pontos de Trama.

Exemplo 1: Um jogador quer fazer um mago de rua que utiliza diversos sortilégios para se virar. Ele dependerá principalmente da sua capacidade de manipular as pessoas e seus conhecimentos. Desta forma, o jogador decide que montará a personagem com os seguintes valores:
  • CORPO: 2
  • MENTE: 2
  • ESPÍRITO: 3
  • TRAMA: 3 (representando sua magia)
Exemplo 2: Um jogador quer fazer um vampiro que utiliza seus atributos e poderes vampíricos. Ele dependerá principalmente de seus conhecimentos e de seu físico para sobreviver. Desta forma, o jogador decide que montará a personagem com os seguintes valores:
  • CORPO: 3
  • MENTE: 3
  • ESPÍRITO: 3
  • TRAMA: 1 (representando seus poderes vampíricos)
Exemplo 3: Um jogador quer fazer um poderoso lobisomem. Ele possui grandes valores de atributos, dispensando por completo pontos de TRAMA. Desta forma, o jogador decide que montará a personagem com os seguintes valores:
  • CORPO: 4
  • MENTE: 3
  • ESPÍRITO: 4
Evoluindo as Personagens

Todos os personagens aprendem com seus erros e acertos, tornando-se seres melhores e mais competentes. Assim, toda vez que um personagem consegue sair vivo de uma Narrativa, ele ganha um ponto para melhorar um de seus atributos ou adquirir mais um ponto de TRAMA (ou comprar o primeiro, caso não tenha nenhum).

Sistema de Resolução de Ações

Sempre que for necessário realizar uma ação (um combate, um teste de atributo, etc) durante uma Narrativa, o jogador que está narrando o Ponto de Vista (ver abaixo) define a dificuldade a ser vencida. Um dos jogadores que está ouvindo o Ponto de Vista define o que vai fazer recebendo do narrador a dificuldade para aquele teste:

Tipo de Teste
Dificuldade
Fácil
1
Médio
2
Difícil
3
Muito Difícil
4
Quase Impossível
5

Estabelecida à dificuldade, o jogador que vai realizar a ação define seu valor no atributo testado e compara com a dificuldade, resultando em:
  • Sucesso Automático: quando o atributo testado for maior que a dificuldade, a ação sempre será um sucesso;
  • Tentativa Fácil: quando o atributo testado for igual à dificuldade, o jogador deverá testar seu atributo contra o narrador, almejando apenas uma vitória;
  • Tentativa Difícil: quando o atributo testado for 1 ponto menor que a dificuldade, o jogador deverá testar seu atributo contra o narrador, almejando duas vitórias;
  • Falha Automática: quando o atributo testado for 2 ou mais pontos menor que a dificuldade, a ação sempre será uma derrota.
O jogador que faz o teste poderá utilizar seus pontos de TRAMA para diminuir a dificuldade do teste na proporção de 1 ponto de TRAMA para cada -1 no teste. Ele anuncia o que está fazendo, diz quantos pontos quer gastar e diminui a dificuldade.

É possível que outros jogadores auxiliem (ou atrapalhem) nos testes também. Cada personagem que ajuda em um teste diminui a dificuldade em 1. Cada personagem que atrapalha em um teste aumenta a dificuldade em 1.

Testando o Atributo: toda vez que for necessário testar um atributo, o jogador que controla a personagem que realiza a ação faz contra o jogador que está narrando o Ponto de Vista (ver abaixo) duas disputas de Pedra, Papel e Tesoura (jogo japonês conhecido como jan ken-pon). Se for uma tentativa fácil, ele precisará ganhar apenas um dos dois testes (50% de chance de vitória). Caso seja uma tentativa difícil, ele precisará ganhar os dois testes (25% de chance de vitória).

No jogo de Pedra, Papel, Tesoura, os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo (que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou da seguinte forma:
  • Pedra ganha de Tesoura (quebrando-a).
  • Tesoura ganha de Papel (cortando-o).
  • Papel ganha de Pedra (embrulhando-a).
A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate e a jogada é anulada.

Caso o jogador que está testando seu atributo obtenha o número de vitórias necessárias, ele foi vitorioso em seu teste. Caso contrário, o narrador define qual o resultado.


Narrativa

Uma Narrativa do Sistema TRAMA pode conter um mínimo de duas personagens e não possui limite máximo. Tudo começa quando os jogadores se juntam e definem que tipo de Narrativa irão jogar. Pode ser qualquer coisa, desde uma aventura de capa e espada, de horror, de comédia, etc.

Definida a Narrativa (e criados os personagens), eles escolhem quem será o primeiro a contar seu Ponto de Vista (aquilo que seu personagem está vendo/ouvindo/imaginando na narrativa. O tipo de Ponto de Vista depende da personagem: pode ser técnica e minuciosa (se feita por um cientista, por exemplo), pode ser fantasiosa e divagante (se feita por um louco, por exemplo), etc. Quem define será o narrador do Ponto de Vista.

Iniciada a Narrativa, ela segue até que uma ação seja necessária. Caso isto aconteça, o narrador define o que precisa ser feito e um dos jogadores (qualquer um), anuncia o que deseja fazer. Jogadores que irão ajudar ou atrapalhar anunciam o que irão fazer também, tornando possível calcular a dificuldade do teste.

O narrador define a dificuldade do teste e o jogador responsável pela ação tenta vencê-la. Caso consiga, ele assume a narrativa e fala como foi seu sucesso, partindo a narrativa dali. Caso falhe, o narrador continua com a Narrativa, informando o que acontece com a personagem que fez o teste.

A Narrativa continua até que chegue ao seu Ápice (ver abaixo), sempre parando quando é necessária uma ação para se continuar.

O Ápice da Narrativa é o gran finale da história. Nesta parte, todas as personagens (pelo menos aquelas que morreram durante a história, a não ser que a narrativa possibilite que eles se mantenham como zumbis, fantasmas, etc) participam (pelo menos uma vez) buscando costurar os eventos da Narrativa.

Começando pelo narrador (que anuncia que o Ápice está começando), os elementos finais da Narrativa começam a aparecer: seja o aparecimento de um vilão, um mistério, uma perseguição, etc. O narrador começa o Ápice de forma mais dinâmica, inserindo no contexto uma ação com resultados importantes (um ataque contra o vilão, um elemento importante do mistério, etc). O jogador que fizer a ação tenha sido vitorioso ou não no teste, assume a narrativa e continua. Assim que todos os jogadores agirem pelo menos uma vez, o Ápice pode ser encerrado, seja com um final feliz (o sucesso dos jogadores) ou não.

1 comentários: (+add yours?)

André disse...

Show!

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