Construindo sua própria cidade

Nas minhas andanças, encontrei mais uma dica interessante para os mestres de RPG:

1.Localização

Onde a cidade está construída e por que ela está lá? Que tipo de cenário a cerca? Como alguém chega lá?

Algumas idéias:
1. A cidade foi construída no litoral ou na margem de um rio. A atividade principal é o comércio. A cidade tem muitos cais movimentados, talvez divididos entre alguns para mercadores ou carregamentos, outro para pescadores e outro para uso militar.

Vistas: florestas de mastros, revoadas barulhentas de aves marinhas brigando sobre lixos flutuantes, alvoroços nas margens, pequenos barcos de pesca chegando ao anoitecer com o produto do dia.

2. A cidade foi construída em uma encruzilhada. A atividade principal é o comércio, sustentado pelas caravanas. A cidade deve ter meios de recarregar essas caravanas,
especialmente em termos de comida, água e alimento para os animais de carga, então em um país desértico, isso significa ter acesso a poços ou a um rio e algumas terras próprias para o plantio.

Vistas: Bazares exóticos, fileiras de animais de cargas entrando e saindo pelos portões, alojamentos de beira de estrada e campos para os animais, povos de muitas raças e culturas diferentes se misturando.

3. A cidade foi construída em um lugar sagrado. A cidade e sua população não-sacerdotal existem para servir ao templo ou santuário principal e seu fluxo regular de visitantes. O local pode ou não ser de fácil acesso. Se as pessoas acreditarem que os deuses residem nas montanhas, a cidade sagrada
pode estar localizada em um vale remoto no meio de altas montanhas.

Vistas: terreno maravilhoso, grandes templos construídos de forma impressionante, homens ou mulheres nas vestes próprias de sacerdotes ou monges por todo lugar, fluxo de romeiros fazendo rezas ou oferendas.

4. A cidade é uma fortaleza militar/posto avançado de fronteira guardando uma estrada, passagem ou porto principal. Freqüentemente, a cidade estará próxima às terras onde os inimigos vivem, como entre terras de plantio e estepes cheias de nômades, ou na borda de uma floresta onde se sabe que orcs e bárbaros vivem. A cidade é dominada por fortificações e guarnições e a população civil vive ali para servir às necessidades da guarnição.

Vistas: Altas muralhas, ruas e espaços claustrofóbicos, soldadesca armada ou uniformizada por todo lugar.


2. Disposição


Qual é a disposição da cidade? As ruas são retas ou sinuosas? Seria fácil ou difícil se orientar nesta cidade e encontrar um dado local mesmo que você jamais tenha estado aqui? A cidade mostra evidências de planejamento ou ela cresceu descontroladamente? A disposição da cidade é grandemente determinada pela cultura, pelo terreno e pelo propósito por que a cidade foi construída.

Algumas idéias:

1. A cidade não teve planejamento. Todo mundo constrói onde quiser. As ruas são sinuosas e estreitas com muitos becos sem saída. Cada distrito tem acesso limitado a coisas como água e saneamento. A cidade freqüentemente está dividida entre a cidade “alta” e a cidade “baixa”, a cidade alta sendo os centros de governo, religião ou comércio, enquanto a cidade baixa são os distritos residenciais para os trabalhadores e os pobres. A cidade baixa às vezes é chamada de “esgoto” – e é!

2. A cidade foi construída em um terreno montanhoso. Existem muitas ruas sinuosas ou em zigue-zague nas ladeiras e talvez escadarias para os pedestres nas subidas mais íngremes. As construções mais importantes se amontoarão nos lugares mais altos, enquanto o povo comum vive nas partes baixas.

3. A cidade é o resultado de planejamento meticuloso e segue projeto comum para a cultura. Por exemplo, cidades chinesas são sempre quadrangulares, muradas, com ruas dispostas em um padrão de quadras e com o portão principal sempre voltado para o sul (seguindo as regras do feng shui). A cidade pode até ser dividida em distritos por muralhas internas, o que a torna mais fácil de ser controlada e defendida.

4. A cidade foi construída para defesa. Ela é cercada por muralhas altas e grossas e como uma área menos é mais fácil de se defender, a cidade é comprimida no menor espaço possível. As ruas costumam ser estreitas e as construções, altas para compensar. Cidades-fortaleza bem-planejadas também costumam ser divididas em distritos.

5. A cidade foi construída em um pântano ou no delta de um rio, como Veneza ou Hangzhou. Construções são feitas sobre pequenas ilhas, freqüentemente formadas com terra e entulho, e canais geralmente substituem as ruas. As ruas existentes são ligadas por pontes.


6. A cidade foi expressamente construída para servir como a capital de uma região ou nação rica. A cidade foi projetada para ser a vitrine do gosto e da habilidade artística de seu povo e uma afirmação da riqueza, do poder e do refinamento de seu governante. Ela tem uma disposição formal e foi embelezada com grandes construções, estuários, fontes e jardins cuidadosamente posicionados e locais para atividades culturais como teatros. Os gregos e romanos eram especialmente conscientes disso quando construíam suas cidades.


3. Arquitetura Característica


Cada cultura tem seu próprio estilo arquitetônico característico. Freqüentemente, podemos identificar a cultura à qual uma construção pertence apenas pela sua aparência. Esses estilos nativos são tesouros da arte efêmeros, então lembrá-los e usá-los em nossos jogos podem ajudar, de nossa própria pequena forma, a manter nossa herança viva. Além disso, existem as possibilidades abertas para culturas fantásticas. Elfos podem ser capazes de modelar árvores vivas enquanto uma raça aquática pode projetar construções-bolhas através da magia.

Silhueta: como a silhueta da cidade se parece? O topo dos edifícios freqüentemente tem um visual único de cultura para cultura, com seus materiais, seus formatos e seus detalhes de projeto.

Por exemplo:

Orientes Médio e Próximo: telhados planos, domos, torres finas e minaretes.

Extremo Oriente: telhados inclinados com formato de sela, azulejos de porcelana, ornamentos de topo e beiral na forma de dragões ou outras criaturas míticas para boa sorte e projeção contra espíritos malignos, pagodes.

Outras idéias:

1. A cidade fica completamente escondida por altas árvores.

2. A cidade é feita de uma única construção enorme.

3. A cidade é feita de construções idênticas.

4. A cidade é tropical e tudo é feito de materiais leves como bambu e sapé.

Vãos de entrada: arqueados, quadrangulares, altos ou achatados, largos ou estreitos ou de formato estranho?

Motivos: Elementos de criação recorrentes únicos ou representativos da cultura. Esses motivos freqüentemente vêm da mitologia da cultura.

Por exemplo:

Orientes Médio e Próximo (Islâmicos): inscrições ornamentais, desenhos de flores e vinhas entrelaçadas (arabescos), uso de pedra preciosas ou semipreciosas em mosaicos, uso de revestimentos de metal em domos e torres, desenhos geométricos intrincados.

Extremo Oriente: dragões parecidos com serpentes, feras estranhas que combinam características de várias criaturas diferentes, arcos lunares, inscrições caligráficas, uso de cores gritantes, construções de tamanhos padronizados baseados no número de tatamis que cabem dentro.


4. Atmosfera


A “sensação” de uma cidade também pode ser expressa através de detalhes visuais.


Jogando um jogo sombrio de fantasia? Enfatize coisas que eliciem emoções negativas. Visitantes da cidade podem achar seus habitantes furtivos ou apáticos. Ruas e construções são sujas, vermes estão por toda parte, paredes manchadas por lixo e pichações e ninguém parece se importar.

Que tal uma cidade élfica nas árvores mística e sobrenatural? Espaços de catedrais, cercados por árvores muito altas e obviamente muito antigas, arte terrivelmente bela por toda parte... (sim, estou descrevendo Lothlorien!).


5. Endereços


Nomes de ruas e números de casas são basicamente uma coisa moderna e ocidental. Você pode tornar suas cidades mais exóticas usando maneiras diferentes de dar um endereço. Sem um sistema forma de endereçamento existente, provavelmente será muito fácil se perder em qualquer cidade e um viajante terá que confiar bastante nas habilidades de orientação dos habitantes locais.

Algumas idéias:

Endereços britânicos. Ainda existem muitos remanescentes nos nomes urbanos britânicos de antes do sistema moderno de nomeação de ruas/numeração de edifícios ser adotado com referências a “courts”, “mews”, “-side”, etc. Esses nomes vêm de grupos de construção ou de referências a marcos próximos. Distritos podem receber apelidos que, com o passar dos anos, tornem-se muito conhecidos e sejam usados por todos para se referir a tal lugar.

Endereços japoneses são baseados na partição da cidade em distritos. Cada distrito tem seu próprio nome (-machi).


6. Leis e Costumes


A observância das leis e costumes únicos também pode criar um diferencial para a cidade, tornado-a mais pitoresca e exótica para seus jogadores.

Algumas idéias:

1. Certas espécies de animais são proibidas de entrar na cidade. Talvez cavalos, bois, camelos e outros do gênero não sejam permitidos; as pessoas dentro da cidade, portanto, locomovem-se apenas andando, ou talvez em palanquins carregados por carregadores alugados ou escravos. Pode haver um édito religioso contra cachorros, então nenhum cão é permitido dentro das muralhas. As pessoas demonstram respeito por lugares e construções sagrados fazendo algum tipo de sinal – o sinal-da-cruz, curvando-se, etc. Isto pode ser exigido ou pode ser uma expressão voluntária de devoção das pessoas.

2. Todos devem se curvar ou desviar o olhar quando uma pessoa importante passar. Lembra da história do Aladim e como ele viu a princesa pela primeira vez?

3. O tráfego pode fluir apenas em uma certa direção; tráfego que flua contra a direção da luz ou em qualquer direção de azar não é permitido.


7. Rotina da Cidade e Calendário


Se seus PCs vão visitar uma cidade regularmente, [N.T.: Por alguns instantes, fiquei me perguntando como diabos computadores iriam viajar... sem comentários.] você pode fazer com que tudo fique mais autêntico se criar uma rotina crível.

Rotina Diária: O que tipicamente acontece na cidade em vários momentos do dia? Que tipos de pessoas você encontra na rua em dados hora e lugar? Por exemplo, em uma cidade costeira, é comum encontrar pescadores chegando ao amanhecer da pesca noturna. Isso pode ter implicações sobre o que os PCs podem fazer e quando.

Por exemplo, seus jogadores decidem retirar furtivamente uma pessoa importante de uma cidade hostil em uma carroça de excrementos, mas eles esquecem que os coletores de excrementos só podem andar pelas ruas tarde da noite, quando seus carregamentos mal-cheirosos incomodarão o menor número de pessoas.

Rotina Sazonal: Existe algum festival ou feira sazonal? Quando eles acontecem? O que eles celebram? O que acontece durante essas ocasiões? Talvez você pudesse incluir um carnaval para seus jogadores se divertirem e, com sorte, entrar em algum tipo de confusão...

Fonte: Rede RPG

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