Seis dicas simples para manter o interesse dos jogadores

Vai acontecer na melhor das campanhas... a redução na intensidade, a aceitação de aventuras "determinadas" ou apenas uma falta geral de entusiasmo pelo jogo que apenas meses atrás era o principal assunto no circuito de jogos local. As seguintes ideias devem ajudá-lo a manter o interesse vivo em um grupo, especialmente aquele que estiver junto por algum tempo, tanto dentro quanto fora do jogo:


Motivação do PdJ

Este deve ser o método mais direto de manter o jogo fluindo e vivo. Simplesmente concentrar-se nos interesses pessoais de um ou mais dos PdJs pode fornecer uma nova direção para o grupo.

Algumas perguntas que você talvez queira se fazer são:

  • Por quê o grupo se formou originalmente?
  • Eles têm algum interesse em comum?
  • Há alguma meta de longo prazo em mente para eles?

Um exemplo disso seria um bando recém-formado de aventureiros que acabou de ser empregado por um negociante local como Cartógrafos. Não apenas criou ótimas oportunidades de aventura para este grupo novato como também gerou incentivo para saírem e explorarem áreas anteriormente desconhecidas do terreno local.


  • Histórico do PdJ

O segundo método para trazer um grupo de volta ao jogo é se concentrar no histórico de um PdJ. Como um aventureiro veio a seguir sua profissão dá ao jogador uma boa chance para mergulhar no personagem, ao mesmo tempo em que seus companheiros têm uma ou duas aventuras a seguir no caminho.

Por exemplo, uma guerreira cuja vila foi varrida do mapa por orcs quando ela era jovem e que, subsequentemente, fugiu para as florestas élficas no entorno. Mais tarde, ela foi adotada e treinada nas artes de uma matadora de orcs - isso não apenas ajudou a dar um bom início à campanha quando eles começaram a aventura explorando sua vila abandonada, mas também a estabeleceu como uma combatente muito, muito temida por seus inimigos mais tarde no jogo.


  • Dinâmica entre os PdJs

Outro método de manter as coisas em movimento seria explorar as interações entre os PdJs e a dinâmica de grupo: amor, tensão, lealdade, amizade, até conflitos, às vezes. Tudo isso ajuda a formar o grupo e pode ser usado para mantê-los grudados à mesa de jogo, esperando pela próxima rolagem de dados que pode influenciar suas relações.

Alguns exemplos disto incluem:

o A rivalidade amigável entre um guerreiro e um ranger sobre como verdadeiramente destruir seus inimigos empunhando duas espadas

o Uma relação quase fraternal se desenvolve entre o monge e o druida do grupo, especial depois que o monge começa a ensinar ao outro algumas técnicas defensivas

o Uma tentativa completa de resgate quando a feiticeira do grupo é abduzida pelo seu "interesse romântico" anterior que agora é um mercenário perigoso.


  • Mudanças Atmosféricas

Algumas vezes, o problema não é com o grupo, mas com a percepção geral do jogo. Isto pode ser resolvido com uma simples mudança no ritmo ou no clima por uma sessão ou duas. Isso ajuda os PdJs a mudarem e se adaptarem da "mesma coisa de sempre".

Um bom exemplo disso foi em um grupo ficando aborrecido e complacente com a direção que a campanha estava tomando. Isso mudou com a repentina reaparição de um vilão principal que conseguiu fazê-los atravessar um portal dimensional, enviando-as a uma dimensão compacta muito maligna. Esta dimensão era dividida em várias seções menores, cada uma governada por sua própria facção.

Simplesmente sair dessa dimensão já custou muito a eles, já que um dos aventureiros ficou para trás, comprando tempo para que seus companheiros escapassem através de um portal de saída. A viagem de retorno a esta dimensão para trazer o aventureiro para casa foi uma espera longa e foi muito apreciada pelo jogador quando aconteceu.


  • Apresentação

Você pode ter um ótimo grupo, uma trama incrível, até o melhor conjunto de dados da histórica e tudo ruirá se sua apresentação for em um monotom que fará até o jogador mais entusiasmado que acabou de tomar um expresso duplo dormir que nem uma pedra à mesa. Isso não quer dizer que você precisa se tornar um ator profissional, mas tente manter as coisas interessantes e empolgantes. Faça do jogo sua verdadeira criação e o grupo vai notar.

Isso pode ser obtido até com uma simples altercação entre um PdJ e um mercador local ou taverneiro. Levante de fato, saia de trás do escudo e realmente interprete o encontro. Aperte a mão do jogador quando se apresentar como um humilde negociante de bens e serviços, pegue um copo e uma toalha da cozinha e aja como se estivesse fechando a loja no final do dia ou pergunte ao PdJ "O que vai ser, então, amigo?".

Você pode até olhar com desdém para o jogador do anão ou do elfo e declarar "Nós não servimos ao seu tipo aqui". Dar uma melhorada ocasional até para a mais mundana das situações pode ajudar a despertar aqueles jogadores entediados.


  • Trama

Talvez o modo mais importante de manter o interesse dos jogadores na campanha é a trama. Um ótimo tema ou ideia podem manter um grupo na época das vacas gordas e das magras, nos bons e maus tempos, no triunfo pessoal e na tragédia.

Uma trama pode ser simples ou complexa, uma ideia básica ou uma rede de tramas interligadas que enredam e enroscam os jogadores à medida que eles se envolvem mais e mais nelas.

Aqui você precisa ser cuidadoso e "avaliar" seus jogadores. Se eles querem uma guerra terrestre mundial, forçá-los a lidar com intrigas na corte dos lordes locais toda semana simplesmente não vai funcionar. Mestrar um jogo que tanto você quanto seus jogadores querem jogar pode manter um grupo junto por semanas, meses ou, no caso do meu grupo, até anos. Boa continuidade pode inspirar vida em jogos por conta própria às vezes e ajuda o processo quase naturalmente.

Um jogo não precisa ser um exercício de frustração; precisa ser divertido para todos os envolvidos. Afinal de contas, é por isso que jogamos, não é? Torne o jogo divertido e interessante para todos e a experiência e os resultados serão muito melhores, talvez até se tornando material para futuras lendas de jogo.


Fonte: Rede RPG

1 comentários: (+add yours?)

Anônimo disse...

Quero Interpret Um Beijo no rpg mais eu não sei e não consigo achar nenhum site que tenha . =/

Postar um comentário