O
sol se põe no horizonte, o cheiro de restos de feira empreguinam o ar, algumas
pessoas ainda caminham pela praça e um velho já começa a acender os postes com
seu lampião, ao fundo ouve-se pessoas com vários resmungos típicos aos que
seguem um dia estressante de trabalho, no outro lado da praça a música começa
numa espelunca onde os moradores chamam de "A Taverna"
Uma
breve descrição já é mais do que suficiente para colocar todos no clima, pense
um pouco antes de começar e depois deixe que tudo flui naturalmente. Imaginemos
agora como seria aproximação a um casarão em uma colina.
A
noite está fria e a lua a muito já se ocultou em nuvens, os presságios são de
chuva e talvez tempestade, o vento uiva ao passar pelas velhas arvores secas
que estão as margens da antiga estrada de comercio, eis que surge uma
bifurcação e olhando acima da colina um velho casarão, um relâmpago corta os
céus e em seguida ruge o trovão, na pequena trilha em direção a casa algumas
lapides estão espalhadas.
Uma
experiência completa no RPG só existe quando podemos preencher todos os
sentidos e assim a imaginação pode realmente fluir e construir uma história
coletiva.
A
descrição deve compreender.
- Visão
- Audição
- Olfato
- Tato
- Paladar
Ao
descrever como uma noite fria você tem um sentido, totalmente
aplicado e outros dois condicionados, temos o frio que é o tato e noite
para condicionar a visão e o frio para condicionar o olfato.
Como
seria uma breve descrição do combate.
Mestre:
Ao ouvir um ranger de ossos atrás de você o que você faz?
Guerreiro:
Eu viro rapidamente para ver o que é.
Mestre:
A uns três metros ossos estão se erguendo e formando um guerreiro esqueleto.
Guerreiro:
Estou sacando minha espada e vou partir para o ataque.
Mestre:
Ok lance os dados.
Guerreiro:
Errei!
Mestre:
O guerreiro esqueleto se desvia pelo seu flanco direito em uma rolada e se
ergue novamente já desferindo um ataque "rolar dado" huuuuu ele golpeia
com toda sua força, mas você estava mais preparo e ergue seu escudo no momento
exato e desvia seu golpe o deixando com a guarda aberta.
Guerreiro:
Aproveitando a oportunidade farei uma investida e "rolar dado" o
acerto bem no meio da costela "rolar dano"
Mestre:
Seu golpe foi tão poderoso que despedaçou esse saco de ossos.
Como
seria a mesma sequencia como eu vejo normalmente
Mestre:
Ao ouvir um ranger de ossos atrás de você o que você faz?
Guerreiro:
Eu viro rapidamente para ver o que é.
Mestre:
A uns três metros ossos estão se erguendo e formando um guerreiro esqueleto.
Guerreiro:
Estou sacando minha espada e vou partir para o ataque.
Mestre:
Ok lance os dados.
Guerreiro:
Errei!
Mestre:
Agora é ele, "rolar dados" e ele também erra
Guerreiro:
Vou atacar de novo "rolar dados" acertei "rolar dano"
Mestre:
Você matou ele.
Acho
que se esforçar na descrição das ações ajuda o grupo como um todo.
Isso
é apenas minha humilde opinião sobre as descrições em uma mesa, visto que
imaginamos o que ouvimos, quando mais detalhado o que se ouve mais rico em
detalhes será nossa imaginação.
Mas
a descrição também pode ser um problema, se caso o mestre se empolgar e
descrever com demasiados detalhes uma única coisa em sua cena, os jogadores o
tomarão como importante e podem perder muito tempo de jogo só fazendo testes em
volta da coisa. Exemplo:
Ao
abrir a porta pode-se comtemplar a maravilha da arquitetura empreitada nesta
sala, suas paredes ornamentadas com entalhos que descrevem guerras e o piso
composto de pedras lisas, ao centro um pequeno altar de madeira envernizado e
um leve tecido de seda vermelho o cobre parcialmente, onde serve de suporte
para uma gema grandiosa de cristal que filtra a luz de sua tocha e a espalha
por toda a sala, gerando um belo efeito prismático de luz.
Se
meu objetivo aqui é que eles desvendem o que os desenhos dizem, isso já foi
embora, todos estão atrás do altar e sua gema, querem saber se podem
arranca-la, se é uma armadilha, se é mágica e por ai vai.
Dar
ênfase a descrições de coisas que não são o foco tem esse valor negativo.
Pra
resumir, o bom é que descrevamos sempre, mas principalmente o nosso objetivo.
2 comentários: (+add yours?)
Excelente post Adeyvison, parabéns! Adorei mesmo!!
Obrigado.
To com um tempinho hoje, dai resolvi trabalhar algumas idéias.
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