Magos gostam de rolar D20 também - Por Monte Cook

Mais uma matéria de desenvolvimento do novo D&D Next feita por Monte Cook:




Jogadores que escolhem guerreiros e ladinos rolam D20s durante toda a sessão. "Eu ataco!", grita o cara que joga com o guerreiro. Ou melhor ainda, "eu finto, e depois golpeio o seu lado exposto do meu inimigo com a minha espada longa", exclama o jogador. "Eu contorno ao redor, mantendo-me nas sombras, e esfaqueio o gnoll pelas costas com minha adaga mágica", diz a moça que joga com a ladina. E D20s são rolados por todo lado.


O sujeito que joga com o mago diz: "eu lanço Enfeitiçar Pessoa". Ele pega seu D20, para logo depois coloca-lo de volta para baixo, decepcionado. Já o cara jogando o clérigo diz: "eu lanço Imobilizar Pessoa" e olha em volta para ver que dado vai rolar. Logo ele fica decepcionado ao ver que a resposta é "nenhum". Conjuradores com certeza querem fazer um teste para ver o quão bem eles lançam um feitiço, da mesma forma com que um paladino quer fazer um teste para ver quão bem ele golpeou com sua espada larga ou como um bardo quer saber como ele se apresentou com sua canção.


Na 4 ª Edição, este problema foi corrigido, transformando tudo em um ataque contra uma defesa particular. Mas ao fazê-lo, ele tirou a idéia de testes de resistência como algo que você rola, que é algo muito essencial para o jogo. "Faço um teste de resistência contra a Bola de Fogo lançada contra mim" ou "eu rolo reflexos". O sistema funciona tanto que depois de um tempo foi até incorporada na gíria nerd. Por exemplo, eu já ouvi jogadores dizendo "eu fiz um teste de Vontade para resistir aquela sobremesa da noite passada", ou "eu falhei meu teste de resistência contra fofura quando eu vi esse filhote de cachorro".


É muito fácil imaginar um sistema onde uma rolagem do atacante define o DC do teste de resistência, enquanto o defensor rola sua resistência para alcançar um valor igual ou maior. Mas alguns podem pensar que ter um rodízio entre fazer um teste de conjuração e ter o alvo fazendo um teste de resistência é redundante, muito aleatório ou apenas uma maneira de retardar o jogo.


Então, como devemos lidar com esta situação?


Se você se interessou pelo assunto, entre na página de desenvolvimento do D&D Next, dê seu voto e sua opinião: http://community.wizards.com/dndnext/blog/2012/02/10/wizards_like_to_roll_dice_too

0 comentários: (+add yours?)

Postar um comentário