O Hobbit: Do livro para a mesa!

Como toda a comoção em torno do filme O Hobbit: Uma Jornada Inesperada baseado no conto O Hobbit de J.R.R. Tolkien, a Wizkids anunciou que lançará uma edição de Heroclix com o tema do filme. Contudo, me lembrei que bem antes desta excelente peça da literatura fantástica ser trazida para a 7ª arte, ela já havia sido disponibilizada aos fãs de outras formas e uma delas foi em forma de 2 jogos de tabuleiro.

Em 2001 foi lançado pela 1ª vez um jogo usando como temática a saga de Bilbo Baggins e o grupo de anões que se aventuraram até a Montanha Solitária para invadir o covil do dragão Smaug e obter seu tesouro. Nesta 1ª versão, O jogo de tabuleiro O Hobbit foi desenvolvido por Keith Meyers e Michael Stern e foi distribuído por diversas empresas do ramo, como a Fantasy Flight Games, Esdevium, Devir, entre outras. O jogo não fez grande sucesso basicamente por ser muito fácil e com muito pouca interação, sendo mais aconselhável para um público mais júnior.

Caixa da primeira versão do jogo, lançada em 2001


Em 2010, 9 anos depois do primeiro jogo, o tema do livro foi novamente trazido às mesas. Desta vez, desenvolvido pelo renomado Reiner Knizia (Tigris & Euphrates, Rá, Samurai) e novamente distribuído por várias empresas, entre elas novamente a Fantasy Flight Games e Devir.

Caixa da versão de 2010 de Reiner Knizia


Aqui, cada um dos jogadores assume o papel de um dos anões que acompanharam Bilbo. O jogo aborda aspectos existentes no conto, como o desenvolvimento dos personagens, aventura e busca por recompensas. O desenho no enorme tabuleiro de 3 dobras representa um panorama de toda a Terra Média, representando o trajeto seguido pelo grupo, saindo de Bag End até a Montanha Solitária.

Tabuleiro do jogo com panorama da Terra Média


O jogo possui componentes de excelente qualidade com cartas, tabuleiros, dados e até miniaturas de Bilbo e do dragão Smaug. Desta vez, o jogo apresenta uma mecânica mais interessante para os jogadores, combinando a estratégia de um jogo de cartas com a imprevisibilidade da rolagem de dados. Ainda assim, não chega a ser complexo, sendo um excelente "aperitivo" para quem quer jogar algo interessante antes de se aprofundar em jogos mais substanciais. Resumidamente, o jogo se apresenta como um excelente entretenimento familiar.


Componentes do jogo O Hobbit lançado em 2010


Seguindo a idéia dos contos de Tolkien, o jogo O Hobbit ao mesmo tempo em que consegue ser despretensioso, consegue também ser cativante devido à simplicidade de regras que até a vovó pode aprender em 5 minutos, componentes excelentes e situações que promovem momentos de descontração e boas risadas.

2 comentários: (+add yours?)

Fábio CSR disse...

Esse jogo é cooperativo? Tem como jogar sozinho?

Fábio CSR disse...

Esse jogo é cooperativo? Tem como jogar sozinho?

Postar um comentário