OLD BUT GOLD - Heroquest Board Game

Dando início a série de matérias de jogos antigos que jamais deixarão de cativar os jogadores de hoje em dia, OLD BUT GOLD inicia descrevendo um jogo que foi um grande sucesso no final da década de 80 e início da década de 90. Ele fez tanto sucesso que a Estrela se viu obrigada a trazer essa belezura para o território nacional. Estamos falando de nada mais na menos que HEROQUEST!


Heroquest foi um jogo criado pela Milton Bradley Company (fundada por Milton Bradley, vendida para a Hasbro em 1984 e posteriormente incorporada pela mesma) juntamento com a Games Workshop em 1989 numa tentativa de aproximar jogos de tabuleiro ao estilo dos jogos de RPG (ou seria aproximar os jogos de RPG ao estilo dos jogos de tabuleiro?). Na época, Dungeons & Dragons fazia sucesso com o estilo oldschool aonde o jogo possuía uma ambientação de fantasia medial no melhor estilo da literatura de Tolkien e os jogadores basicamente tinham que explorar masmorras, matar monstros e achar tesouros. Com isso, Heroquest foi criado seguindo esta linha de raciocínio, mas simplificando as regras para se tornar adaptável aos jogadores de tabuleiro. Heroquest foi inicialmente lançado em 1989 no Reino Unido e apenas 1 ano depois foi lançado nos EUA. As 2 versões apresentam diferenças entre si (detalhadas mais abaixo) sendo a americana acrescida de algumas coisas mas retirando outras. A Games Workshop ajudou na criação do jogo com a elaboração das miniaturas e com a maioria dos detalhes de produção e da arte dos livros de regras e de buscas.

O jogo veio a ser lançado no Brasil apenas em 1994 pela Estrela e como toda adaptação "tupiniquim", sofreu algumas adaptações na qualidade do material, notoriamente na miniaturas (deixaram de ser de plástico para imagens impressas em papelão) e nos dados.


O JOGO

A iniciativa deste jogo era diferente porque um dos jogadores deveria assumir o papel do Mago Malígno (que na versão americana ganhou o nome de Zargon) que controlava os acontecimentos em uma masmorra e também controlava os monstros que estavam fadados a serem derrotados pelos 4 heróis, que eram controlados pelo restante dos jogadores. Então o jogo de tabuleiro deixou de assumir papel de competitivo para se tornar cooperativo aonde 1 dos jogadores assumia a premissa de não poder ser ganhador para o restante do grupo ser bem sucedido (o Mago Malígno, ou Zargon para os chegados)

O jogo em si tem uma premissa muito simples: Completar missões pré-definidas, sempre explorando uma masmorra, enfrentando monstros, procurando passagens secretas, encontrando armadilhas (às vezes caindo nelas), achar tesouros e dinheiro, sair se reforçar e começar tudo de novo. A mecânica do jogo também é bem simples em comparação à dos jogos de tabuleiro similares existentes hoje em dia como Descent, Dungeon Run, entre outros. Não existem atributos, estatísticas, nada do tipo. A ficha é simples e o jogo corre sem grandes alterações. As buscas apresentam algum tipo de variação no objetivo que dá um ar de novidade, mas fora isso existe uma certa repetitividade.

Porém, ainda assim Heroquest consegue ser sucesso de vendas até hoje, tanto no Brasil quanto no exterior. Tá certo que as vendas agora acontecem no mercado paralelo de artigos usados, mas ainda assim, esse jogo consegue atrair os olhares muito mais do que outros jogos recentes. Surge então uma pergunta: Qual o segredo de Heroquest? Porquê ele ainda é tão cobiçado por jogaodores? Bem, minha teoria é a seguinte:

1 - O jogo fez sucesso na época. Sim, foi uma investida que deu resultado e que depois foi copiada inclusive pela própria TSR (produtora de D&D na época) que lançou um board game similar chamado Dragon Strike para competir com Heroquest;

2 - O jogo não está mais em produção e todo quando para de ser produzido, passa a ser mais valorizado. É o famoso "tem que perder para aprender a valorizar". Me lembro que quando eu tinha 14 anos eu vi a caixa do Heroquest nas Lojas Americanas e fiquei doido pra pedir de presente, mas acabei dando atenção ao bendito vídeo-game e pensei "posso comprar depois" e esse depois não veio mais, porque o jogo parou de ser produzido. Este segundo fator somado ao primeiro valoriza ainda mais o jogo;

3 - O Heroquest tem "chalme"! O jogo é cativante pelo material apresentado, as miniaturas, o tabuleiros, os dadinhos com figuras estranhas, a mobília tridimensional que mesmo não servindo pra nada a não ser atrapalhar os jogadores, dava todo um clima ao jogo e ares de uma quase maquete. Sim, essa bendita mobília me cativou bastante na época e por incrível que pareça, tinha um apelo comercial muito forte. Este inclusive foi o único jogo que se utilizou de mobílias montáveis. Depois disso, os jogos de tabuleiro adotaram o uso de marcadores para mobília ou nem isso, apenas imprimindo todo o cenário diretamente no mapa.

Comercial de divulgação do jogo


VERSÃO EUROPÉIA E AMERICANA? NÃO É TUDO IGUAL?

Não, não é. A versão do Reino Unido foi o pontapé inicial e a americana deu uma "turbinada" acrescendo algumas coisas (mas removendo outras). Enfim, é o mesmo jogo, porém com variações que apesar de poucas, podem ser consideradas significativas para quem é fã mesmo. Entrando em maiores detalhes, as principais diferenças são estas:

- O manual de regras e o livro de buscas são diferentes, sendo a versão Reino Unido feita em papel couchê e a americana em sulfite. O conteúdo também é exposto de forma diferente. A maior diferença notável é que nas primeiras cópias da versão inglesa existe uma versão alternativa da primeira busca chamada de The Maze, aonde os personagens começam separados, cada um em um dos cantos do tabuleiro e devem tentar chegar ao centro passando pelos obstáculos a fim de sair do calabouço. Esta busca servia como uma iniciação simples aos conceitos básicos do jogo, como combate e procura de passagens secretas. Essa busca foi substituída pela The Trial que era a busca inicial da versão americana e que a partir do lançamento da mesma, passou a ser também a da inglesa.

- Na versão inglesa o jogador que controla os monstros é apenas chamado de Evil Wizard, enquanto que na americana ele ganha um nome próprio - Zargon.

- A versão inglesa possui 4 dados especiais de combate e a americana possui 6;

- A versão inglesa possui 19 marcadores e a americana possui 33, a maioria com impressões frente-verso;

- A versão inglesa possui cartas de referência para os equipamentos, com armas existentes apenas nesta versão como a machadinha e a lança. A versão americana não possui essas cartas, mas vem com as cartas de Magias do Caos utilizadas pelas tropas de Zargon, cartas estas inexistentes na versão inglesa. A qualidade e arte das cartas também é diferente, sendo a versão inglesa ligeiramente superior tanto na qualidade do material quanto na arte;

- A versão americana possui um armorial de referência para os equipamentos, facilitando a consulta;

- A divisória do Evil Wizard (versão inglesa) possui referências de peças e de marcadores nos mapas, enquanto que a de Zargon (versão americana) possui uma tabela com as estatísticas dos monstros, os tipos de ações que podem ser tomadas e resumo de combate;

- As fichas de personagens e cartões de referência dos heróis possuem layout diferentes entre as versões.

Conteúdo da versão européia

Conteúdo da versão americana


Mesmo com a versão americana tendo adições, os europeus foram brindados em 1990 com uma versão expandida - Heroquest Advanced Quest vinha com tudo da primeira versão com a adição do livreto de buscas adicionais "Dark Company" e adição de 12 inimigos (black guards) que, diferente das outras, possuiam 4 tipos diferentes de equipamentos encaixáveis nas miniaturas, dando um toque de customização aos inimigos.

VARIAÇÕES ENTRE AS VERSÕES AMERICANA, INGLESA E BRASILEIRA

Mas e a versão brasileira? O que tem de diferente entre ela e as outras 2? Confira na tabela abaixo:

COMPONENTES

REINO UNIDO

EUA

BRASIL

Tabuleiro

Papelão grosso com revestimento em courino

Papelão grosso com revestimento em courino

Papelão com revestimento de papel

Manual

Feito em papel couchê e conteúdo mais sucinto

Feito em papel sulfite e com conteúdo mais detalhado

Feito em papel sulfite e com conteúdo mais detalhado

Livro de Buscas

Feito em papel couchê. As primeiras cópias apresentam uma versão alternativa da 1ª busca chamada de The Maze, substituída depois pela busca The Trial, que era a mesma contida na versão americana.

Feito em papel sulfite

Feito em papel sulfite

Miniaturas

35 Miniaturas de plástico altamente detalhadas

35 Miniaturas de plástico altamente detalhadas

35 figuras impressas em papelão encaixadas em bases de plástico

Mobília

15 peças de mobília, todas com estrutura plástica e base de papelão reforçado. Junto, vêm também alguns acessórios como crânios, ratos, velas, etc.

15 peças de mobília, todas com estrutura plástica e base de papelão reforçado.

Junto, vêm também alguns acessórios como crânios, ratos, velas, etc.

15 peças de mobília. A tumba e a mesa do feiticeiro são totalmente feitas de um papelão fino e fraco. A maioria das versões nacionais veio sem os crânios e também não possui as velas, visto serem da mesa do feiticeiro que nesta versão vem sem encaixe.

Cartas

64 cartas com excelente acabamento e textura

66 cartas com acabamento um pouco inferior à versão inglesa mas ainda assim de boa qualidade

66 cartas iguais às da versão americana mas com acabamento mais áspero

Marcadores

19

33, a maioria frente e verso

33, a maioria frente e verso

Dados

4 dados especiais de combate e 2 comuns vermelhos, todos de madeira com impressão em baixo relevo.

6 dados especiais de combate e 2 comuns vermelhos, todos de madeira com impressão em baixo relevo.

6 dados especiais de combate e 2 comuns vermelhos, todos de plástico. As imagens dos dados de combate tendem a se desgastar rapidamento com o uso.

Cartões de referência dos heróis

4 com descrições sucintas

4 com descrições mais detalhadas, incluindo equipamentos.

4 com descrições mais detalhadas, incluindo equipamentos.

Divisória

Possui referências de peças e de marcadores nos mapas

Possui uma tabela com as estatísticas dos monstros, os tipos de ações que podem ser tomadas e resumo de combate

Possui uma tabela com as estatísticas dos monstros, os tipos de ações que podem ser tomadas e resumo de combate

Portas

21 portas grandes e resistentes com bases de plástico largas que evitam serem derrubadas à toa

21 portas grandes e resistentes com bases de plástico largas que evitam serem derrubadas à toa

21 portas menores com bases de plástico igualmente menores que caem à toa!

Fichas dos personagens

Bloco com fichas em um layout bonito mas pouco eficaz.

Bloco com fichas em um layout mais funcional e bem separado.

Bloco com fichas em um layout mais funcional e bem separado.

Momento Surreal - Miniaturas de Heroquest aproveitando a pausa entre uma busca e outra jogando... Heroquest???


MAIS SOBRE HEROQUEST

Indubitavelmente, Heroquest foi um jogo que marcou história e deixou legado por todo o mundo. Por mais que seja ultrapassado frente aos jogos atuais, eu poderia comparar ele aos famigerados jogos de vídeo-game em plataforma perto dos jogos 3D de hoje - por mais ultrapassados que sejam, conseguem divertir até mais que aqueles que utilizam-se de tecnologia de ponta.

Até no Japão tinha Heroquest!

Uma prova de seu legado é a quantidade de conteúdo que pode ser encontrado na internet acerca deste jogo.

Segue abaixo alguns links de lugares aonde você pode encontrar mais sobre o jogo:

Ye Olde Inn - Site com maior quantidade de conteúdo disponível na internet. Tem todas as versões, até coisa em português - http://www.yeoldeinn.com/

Heroscribe - Recursos interessantes e geração de mapas em Java e PostScript - http://www.heroscribe.org/heroquest.html

Boardgamegeek - Maior banco de dados sobre jogos de tabuleiro, com vários recursos, arquivos para downloads, fotos, fórum, etc... - http://boardgamegeek.com/,


Até o próximo OLD BUT GOLD!

1 comentários: (+add yours?)

Anônimo disse...

Parabéns pela análise, eu jogava hero quest com meus amigos quando era criança, porém não jogávamos os dados na hora de andar. Gostaria de saber por que em algumas imagens os bonecos estão coloridos nos mínimos detalhes, sendo que em outras eles são de uma única cor. Esse jogo eh old but gold e a comparaçao entre as versoes ficou show, vlw mesmo.

Postar um comentário