Os Gênios do D&D - por Monte Cook



Eu já escrevi isso antes em ensaios em outros lugares, por isso peço que alguns de vocês tenham paciência comigo. Acredito que Gygax e Arneson eram gênios, por muitas razões que são aparentes nos primeiros livros do Dungeons & Dragons. Felizmente, grande parte desta genialidade foi preservada ao longo da vida do jogo.

Tomemos, por exemplo, a ideia de níveis do jogo. Claro, este conceito existem em vários wargames feitos antes de D&D, mas eu não estou necessariamente falando sobre a inovação, mas sim a inclusão e implementação.

Por que tantos níveis? Bem, eu diria que em primeiro lugar, a grandeza dos níveis tem pouco a ver com a mecânica ou jogabilidade, mas sim com algo muito mais fundamental para o hobby. Simplificando, os níveis servem como um meio de incentivar as pessoas a continuar a jogar o jogo. Sempre dá vontade de continuar a jogar com o seu personagem de 5º nível um pouco mais para que você possa desfrutar dos benefícios de nível 6. E quando você está lá, você quer ficar até o nível 7 e assim por diante. É o brilho dos seriados em episódios, em forma de jogo. Isto é importante porque atrai as pessoas para continuar, mantendo sempre o jogo vivo. Quanto mais tempo uma pessoa joga, maior a probabilidade dele ou dela ensinar um novo amigo para jogar e o ciclo se reinicia.

As Classes, claro, são tão importante quanto, se não mais. Cada classe oferece um papel, algo para agarrar e compreender seu lugar no jogo e no mundo do jogo. A maioria de nós pode compreender o que um guerreiro ou um mago é, e o que esse tipo de personagem faz sem muita explicação. São arquétipos. Sabemos que, independentemente da edição, se o grupo de aventureiros se depara com um bando de orcs, o guerreiro vai, provavelmente, correr para cima e atacar, o mago vai ficar para trás e lançar um feitiço, e assim por diante. Esta é uma ferramenta extremamente poderosa para os jogadores novos e velhos.

Então, por que falar sobre isto? É provável que eu esteja pregando para o coro, por assim dizer. Muito poucas pessoas que lêem isto vão argumentar que as classes e níveis estão sempre servindo bem ao jogo. Ainda assim, é importante fazer observações como esta, quando se trata de avaliar fatores mais importantes do jogo. Por exemplo, se você fosse comparar o valor de classe de um personagem versus o tema na 4ª Edição, a classe deve ser mais importante. Deve-se sempre ter um peso maior para a mecânica. Temas são interessantes, mas as classes são mais importantes. Deve-se ser sempre o mais importante das duas escolhas que o jogador faz. Podemos, então, priorizar os aspectos básicos de um personagem. Isso é importante quando se quer descobrir que tipos de mecânica queremos. Qual a mecânica mais importante para uma habilidade de classe? Um tema? Um talento? Um poder? Uma habilidade não-combativa? Um kit? Um item mágico?

Eu poderia classificar os aspectos de um personagem como estes, em ordem de importância:

1: Classe e Nível 
2: Raça 
3: Habilidades 
4: Elementos personalizáveis ​​(perícias, talentos, etc)

O nível sempre é importante, é claro, mas eu considero que eles devem dar a classe algum estilo. Isto significa que quando eu for criar um novo personagem, a escolha que eu faço que mais deveria afetar minha personagem será a classe. A segunda opção mais importante deve ser raça, e assim por diante. Tomado como um todo, a minha classe deve ter o maior impacto sobre o que meu personagem pode ou não pode fazer em uma sessão de jogo típico. Mais uma vez, olhando para ele de uma perspectiva superior, ao longo de uma sessão e, certamente, uma aventura inteira, a pontuação da força de meu guerreiro deve ser mais importante do que um tema ou uma perícia escolhida, mas não tanto quanto o fato de que ele é um anão.

Se esta é a visão que temos, como um designer de jogos buscarei ter certeza que nunca o peso de um conjunto de habilidades raciais seja mais importante para um personagem do que sua classe. Eu sei que nunca deverei tornar uma nova perícia mais vital do que um valor de habilidade.

Mas talvez eu não tenha colocado estas prioridades em ordem correta. Você concorda? Deixe-me saber.

Caso queira votar, visite a página da matéria: http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20120123

0 comentários: (+add yours?)

Postar um comentário