Conheça o MAP TOOLS.



Mais uma vez nosso amigo e colaborador Dinho Reis nos brinda com um ótimo artigo.
Então, já conhece o MAP TOOLS?




A jóia da coroa do RPTools, não deixe o nome enganar você. MapTool é muito mais do que apenas um programa de mapeamento. Nele não existem apenas ferramentas poderosas para a criação de mapas detalhados, mas também uma função de chat, gerenciamento de detalhado de tokens (permitindo que você acompanhe as propriedades das unidades colocadas no mapa, pontos de vida e outros status), e um marcador de iniciativa. As funções que não forem ser usadas podem ser ocultadas da tela. Esses recursos permitem que a tela do computador funcione como uma mesa virtual, preenchendo o papel de matrizes de combate e marcadores de quadro branco por mapas de qualquer extensão e possibilitando o uso de uma tela de TV (o que eu uso aqui em casa) ou mesmo um retroprojetor. O programa é adaptável a maioria dos sistemas de jogo, possuindo uma criação personalizada de fichas de personagem, rolagem de dados e opções de mapas divididos em quadrados, exágonos ou mesmo movimento livre medido em metros.


A melhor parte é tudo isto não é limitado a um único PC. Está difícil encontrar pessoas para jogar na região onde mora? Não é um problema. Você pode utilizar a função de servidor integrado para se conectar aos jogadores onde quer que haja uma conexão com a Internet.


E não pára por aí! Não contente em apenas emular uma mesa de jogo, o grupo RPTools buscou aperfeiçoar a experiência de mesa. É aí que o Maptool se torna ainda mais interessante. Um conjunto de funções permite que o mestre bloqueie a visão dos jogadores, impedindo que eles vejam, por exemplo, o que está escondido além de uma porta fechada ou de uma parede. Outro detalhe importante é o controle de luz. Em uma masmorra escura, exploradores sem uma fonte de luz não enxergariam realmente nada. As luzes podem ser definidas em objetos ou em tokens que emanem luz. Se o mestre desejar, ele pode limitar a exibição de um determinado NPC impedindo que seus jogadores possam vê-lo. São esses pontos existentes no Maptool que dão um nível totalmente novo à experiência de uma mesa online.



Outro detalhe importante é que o Maptool possui uma quantidade enorme de funções macro, permitindo o mestre ou mesmo os jogadores automatizarem qualquer aspécto de jogo. No entanto é necessário um conhecimento básico de HTML e noções de lógica de programação. As macros podem exibir, inserir, apagar ou mesmo modificar as estatísticas guardadas nas fichas de personagem para acelerar o seu jogo, automatizando calculos grandes e a constate verificação de regras que possam de alguma forma atolar a sessão de jogo. Ao invés de consultar um livro de regras procurando por um detalhe, é possível armazenar essas regras em macros, permitindo que elas estejam a mão com apenas um clique. Você pode até usar macros para manter uma exposição atualizada visual de coisas como pontos de vida e pontos de magia. Imagine não ter que se preocupar em anotar a quandidade de flechas que se arqueiro ainda possui, pois as macros permitem todas essas funções.


O Maptool é um software de licença aberta, podendo ser fácilmente baixado no site oficial do grupo RPTools. Não há necessidade de instalação, no entanto você deve ter instalado em sua máquina o Java Virtual Machine (que também é de graça) para conseguir rodá-lo.


Site Oficial do RPTools
http://www.rptools.net/

4 comentários: (+add yours?)

hebert disse...

como eu uso esse programa? eu nao consigo inicialo.... baixei clico mas ele nao abre.....
help-me please!!!!

hebert disse...

ps: meu java eh o 6....

Tiago Honorato disse...

Hebert, tenta atualizar o java da sua maquina...

Filipe Layo Da Costa disse...

Como faço para preencheras propriedades do token através de uma macro? E como faço para que os jogadores só possam preencher suas fichas através da mesma, sem poder alterar diretamente na propriedade?

Postar um comentário