D&D Next: Expulsando e "Agitando" por Mike Mearls


Clérigos são capazes de expulsar mortos-vivos desde as primeiras versões do Dungeons & Dragons. Claro, isso não significa que eu gosto da mecânica de expulsar mortos-vivos. Eu tenho que admitir que sou terrivelmente tendencioso. Eu amo mortos-vivos. Eu tenho mais minis de metal pintadas de mortos-vivos do que qualquer outro tipo de bicho. Dawn of the Dead (Madrugada dos Mortos) é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Há algo instigante em uma cripta, assustadoramente antigo, mas nada acaba com aquela sensação de pavor e medo para mim como um clérigo sacudindo o seu símbolo sagrado para as intermináveis hordas devoradoras de mortos-vivos para transformá-los em pilhas de cinzas ou, o que é pior para mim, o equivalente a filhotes choramingando. Dragões e orcs conseguem manter a sua dignidade na derrota. Por que meus mortos-vivos cuidadosamente pintados se escondem de terror na mira de um símbolo sagrado?

Como eu estou começando a minha campanha de D&D (como eu descrevi na semana passada), decidi introduzir um novo aspecto para a habilidade de expulsão. Eu criei esta nova versão para preencher as lacunas desta habilidade na mecânica de RPG. Aqui estão os pontos principais de minha versão:
  • Eu gosto da idéia literal de expulsar, como a de afastar os mortos-vivos do clérigo, em vez de explodi-los com energia sagrada.
  • Quando mortos-vivos aparecem, o primeiro impulso do clérigo é o de expulsá-los. Do outro lado, o DM não deve se sentir mal ao ver esta habilidade acabar com suas aventuras temáticas baseadas nestas criaturas.
  • A mecânica deve ser simples de usar, tornando a aventura mais interessante para os clérigos, ao invés de simplesmente mais fácil.
  • Expulsar mortos-vivos é apenas isto. Não é um uso específico de uma habilidade de canalização de energia, que acabaria com as minhas regras.
Na minha mente, o desafio de mudar a expulsão de mortos-vivos é que ele se transformou ao longo do tempo de uma ferramenta para afastar os esqueletos e zumbis a uma espécie de bola de fogo ajustada especificamente para os mortos-vivos. Essa progressão faz muito sentido. É divertido a explosão de monstros! Por outro lado, acho que ter o trabalho da expulsão de mortos-vivos,  bola de fogo torna tudo rápido demais, como um feitiço. Na minha mente, expulsar mortos-vivos deve se tornar uma mágica ou algo único. Eu tenho optado por este último no meu jogo caseiro. Aqui está a minha proposta:

Quando um clérigo tenta expulsar os mortos-vivos, ele ou ela faz um teste de Carisma (presumivelmente com um bônus baseado no nível de clérigo, talvez um para cada 2 níveis). Todos os mortos-vivos, em um cone de 30 metros em frente do clérigo, estão sujeitos à sua rolagem de ataque. Cada criatura morta-viva tem uma DC de expulsão, incorporado em sua descrição. Se o clérigo for bem sucedido contra uma criatura, a criatura sofre os efeitos descritos ao lado de sua DC. Se a verificação falhar, as tentativas do clérigo para expulsar esta criatura não funciona nas próximas 24 horas.


Essa abordagem coloca os efeitos relacionados a uma tentativa de expulsão dentro da descrição individual da criatura, que permite que os Mestres e designers determinem o que acontece quando você lida com um tipo específico de morto-vivo. Aqui estão alguns exemplos que criei:

Esqueletos e Zumbis: Eles não poderão fazer nada, apenas se afastar do clérigo, e eles param de fugir quando não vêem mais o clérigo. Se for atacado, o efeito termina imediatamente.
Ghouls: Ghouls devem se afastar pelo menos 20 metros de distância do clérigo e não poderão se aproximar. Eles podem fazer todas as outras ações (incluindo ataques à distância, se eles tem) normalmente.
Fantasmas: Fantasmas desaparecem por 5 minutos. Se eles possuírem uma criatura, o efeito acaba.

Tenha em mente que estes são exemplos e servem mais para mostrar que cada criatura morta-viva tem a sua própria DC e efeito especial quando é expulsa. Eu não considerei as durações dos efeitos ainda e eu ainda não decidi se o clérigo tem que manter o efeito para manter afastado o morto-vivo.

Eu gosto desta abordagem por alguns motivos:
  • Podemos criar efeitos que são úteis, mas que não dão uma vitória automática para o clérigo. Na maioria dos casos, expulsão será uma boa ferramenta para evitar ou escapar do morto-vivo.
  • O jogador clérigo precisará aprender apenas uma mecânica simples. O DM terá os efeitos de expulsão incorporados no bloco de estatísticas das criaturas.
O primeiro ponto é realmente importante para mim. Como mencionei anteriormente, eu amo usar mortos-vivos em minhas aventuras. Acho que o primeiro ponto resolve a tensão entre tornar a expulsão importante e não-dominante. Da mesma forma, os clérigos verão a expulsão de mortos-vivos como uma forma de ganhar uma vantagem sobre estas criaturas, para ajudar a alcançar o sucesso em vez de um botão "Eu ganho".

E quanto clérigos malignos? Tradicionalmente, a expulsão permite que eles assumam o controle de mortos-vivos. Eu pensei sobre isso um pouco, e os meus pensamentos se desviaram para a magia animar mortos. Ao invés de permitir que os clérigos malignos controlem vampiros e mortos-vivos inteligentes, por que não construir uma regra para uma magia ou ritual que estabelece um DC para que estes clérigos tentem controlar estes mortos-vivos? Esta DC poderia também permitir clérigos bons ou neutros para desfazer o feitiço e transformar em poeira os mortos-vivos. Com essa regra, mantemos a idéia de destruir mortos-vivos, mas limitamos aos efeitos criados por magias ou rituais. Esta regra também marca uma grande diferença entre mortos-vivos criada por um conjurador e aqueles que têm outras origens.

Ao expandir-se no conceito de construção de uma regra para controlar mortos-vivos em um feitiço ou ritual, eu gosto da idéia de incluir mecanismos similares em feitiços e rituais que permitem a conjuradores a convocar e controlar seres extra-planares. Por exemplo, uma criatura que você pode convocar ou controlar, pode ter a DC e os benefícios para a expulsão daquela criatura incluída na sua descrição. Eu sempre gostei das referências a nomes verdadeiros em edições mais antigas. De alguma forma, isto daria benefícios concretos para a convocação de um vrock, caso seu personagem tente fazer isto. De forma melhor, esses benefícios não tem que ser apenas "o monstro luta por você", mas pode ser mais interessante e sutil. O vrock pode conceder-lhe a capacidade de voar, e um diabo pode te dar melhores estatísticas, um item mágico, ou habilidades mágicas como parte de uma barganha. Este tópico vai além de expulsar mortos-vivos, e é algo que eu vou pensar bastante ao planejar minha campanha.

Clique aqui e vote em mais esta enquete: http://wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20120312

0 comentários: (+add yours?)

Postar um comentário