Dust Devils é um RPG publicado no Brasil pela Redbox Editora com temática
voltada para cenários do “Velho Oeste Americano”. Mas que tal se ele fosse
usado para o “Novo Oeste Americano”? A proposta aqui é uma adaptação para RPG
da revista em quadrinhos “Escalpo” da linha Vertigo da DC Comics, publicada no
Brasil na revista mensal “Vertigo” da Panini. Criado por Jason Aaron e desenhada por R.M. Guéra, “Escalpo” está entre
as séries da Vertigo mais aclamadas da década.
Chamada de "Família Soprano indígena”,
"Escalpo" mistura um enredo de filme policial com
faroeste onde o protagonista é Dashiel Cavalo Ruim, um índio Oglala Lakota que
saiu de sua reserva indígena, “Rosa da Pradaria”, com 13 anos e retorna 15 anos
depois. Rosa da Pradaria é uma reserva indígena no estado de Dakota do Sul com o maior índice de
alcoolismo dos EUA, onde são implantados laboratórios de meta-anfetamina e onde
perambulam grávidas e prostitutas viciadas em crack. A pobreza e a miséria são grande e as tradições indígenas vão sendo apagadas pelo homem branco. Acontece
que Dashiel retorna como um agente do FBI infiltrado com a missão de recolher
provas contra o líder indígena da reserva, Lincoln Corvo Vermelho, rico
empresário que não passa de um poderoso mafioso com interesses em drogas e
prostituição. Corvo Vermelho é presidente do Conselho Tribal Oglala, chefe
da Polícia Tribal e Gerente do Cassino Crazy Horse, além do “poderoso
chefão” da reserva, controlando tudo a partir de seu recém-inaugurado
cassino, construído com o dinheiro de uma família criminosa, os Hmong, que
desejam o retorno do investimento e o estão pressionando.
Dashiel foi enviado disfarçado pelo agente do FBI
Earl Nitz, que deseja incriminar Corvo Vermelho pela morte de dois agentes
federais na reserva indígena no ano de 1975. Na época Lawrence Bealcourt,
Lincoln Corvo Vermelho, Gina Cavalo Ruim, mãe de Dashiel, e Arthur Pendergrass, o
Apanhador, eram ativistas a favor dos direitos indígenas e promoviam
protestos violentos contra o governo. Por conta disso os dois agentes invadiram
a reserva procurando provas para prendê-los, mas acabaram emboscados e mortos.
Lawrence assumiu toda a culpa e recebeu uma sentença de prisão perpétua. Mas
Nitz não ficou satisfeito, porque tem certeza que foi Corvo Vermelho quem
puxou o gatilho que matou os agentes. Além de Dashiel, Nitz infiltrou outro
agente, sem que um saiba do outro, chamado Diesel.
Dashiel chega a reserva e arruma um monte de
confusão e brigas de bar até chamar a atenção de Corvo Vermelho que o nomeia
agente da policia tribal, com missão de manter a paz na reserva e acabar com os
laboratórios de Meta. Estando perto de Corvo Vermelho, como queria Nitz, ele
pretende encontrar provas que possam jogar o chefe tribal na cadeia pelo resto
da vida.
Outros personagens da história são:
Gina Cavalo Ruim: mãe de Dashiell e uma ativista de longa data lutando pelos
direitos dos nativos americanos. Com Corvo Vermelho, o Apanhador e Lawrence, participou
da emboscada e assassinato de dois agentes do FBI que entraram na reserva uma
noite em 1975.
Diesel Engine (Britt Fillenworth): namorado de Gina Cavalo Ruim e um hábil
lutador, com uma reputação de violência e comportamento quase sociopata.É
freqüentemente tratado com desprezo por ser branco, embora reaja mal a este
comentário, alegando a ser 1/16 índio Kickapoo.
Carol Ellroy: Filha de Corvo Vermelho e paixão de infância de Dashiel. Casada com alguém chamado Ellroy, embora não se importa muito com
o fato, já que se casou com ele (um não-indígena) apenas para ofender seu
pai. Muito bonita e exatamente da idade de Dashiell, os dois
compartilharam sua primeira experiência erótica com a idade de treze anos.
Transa com todos que deseja, as vezes com mais de um no mesmo dia. Agora que
Dashiell voltou ela se sente novamente atraída por ele.
Mas como jogar este cenário, já que é a história de
um homem só? Existem algumas maneiras de Crupiê (mestre) e jogadores tornarem
interessante a história de “Escalpo” e se divertirem por algumas sessões. Vamos
a elas:
Infiltrados: Da mesma maneira que o agente Nitz
infiltrou dois agentes que não sabiam um sobre o outro, outras agências do
governo, como a ATF (Álcool, Tabaco e Armas de Fogo), podem ter colocado
agentes infiltrados para saber mais sobre os laboratórios de Meta existentes na
reserva e venda ilegal de armas, procurando descobrir se Corvo Vermelho está
metido nisso. Claro que se Nitz souber que sua investigação pode ir água abaixo
por conta de outra agência, que pode prender Corvo Vermelho antes dele
conseguir provas que Corvo Vermelho matou os agentes federais, ele irá
intervir, talvez até enviando Diesel ou Dashiel contra os jogadores.
Ativistas: Os jogadores são ativistas do grupo de
Gina Cavalo Ruim pelos direitos indígenas. Eles podem considerar que o tempo de
Corvo Vermelho como líder da reserva chegou ao fim e querem encontrar provas de
seus crimes para tirá-lo do poder. Podem até mesmo pedir para trabalhar no
cassino para descobrir alguma coisa que o incrimine.
Trabalhando para o chefe: Os jogadores podem também
ser um dos "soldados cães", um grupo de homens que executam o trabalho sujo para
Corvo Vermelho. Talvez tenham que lidar com os Hmongs quando estes vierem
cobrar a dívida do seu chefe, ou descubram que Dashiel é um agente infiltrado e
tenham que acabar com ele (se puderem). Ou mais ainda: até onde vão os
escrúpulos dos jogadores quando Corvo Vermelho os mandarem fazer um trabalho
realmente sujo, como matar pessoas conhecidas deles da reserva?
Abaixo deixo a ficha de três dos personagens
principais da história. Para os demais NPCs e personagens secundários da
história usem o sistema de incidentes e Mãos Auxiliares para resolver os
conflitos. Quanto mais importante para a história é o NPC maior o Nível do
Incidente.
Dashiel Cavalo Ruim
Punhos 4
Visão 2
Culhões 5
Coração 2
Traços: O índio mais perigoso deste lado do oeste
Traços: Mais rápido do que o bote de uma cascavel
Passado: Morador da reserva Rosa da Pradaria (1)
Presente: Agente do FBI infiltrado (3)
Demônio: Ódio (2): Cavalo-Ruim tem ódio de sua mãe, de sua antiga
namorada e da reserva indígena onde viveu. Ele odeia ter que estar ali
infiltrado, odeia Nitz e odeia todos que o desafiam.
Lincoln Corvo Vermelho
Punhos 3
Visão 4
Culhões 3
Coração 3
Traços: Esperto como uma raposa
Traços: Traiçoeiro como uma cobra
Passado: Ativista pelos direitos dos povos indígenas (1)
Presente: Gangster dono de um casino na reserva (3)
Demônio: Ambição (2): Corvo Vermelho é o chefe do conselho da nação
Oglala Lakota, mas deseja mais poder. Ele quer dominar tudo através do seu
casino, ficando rico para dar as cartas como quiser.
Earl Nitz
Punhos 2
Visão 5
Culhões 4
Coração 2
Traços: Manipulador
Traços: Rancoroso
Passado: Agente de Campo do FBI (2)
Presente: Agente de Gabinete do FBI (2)
Demônio: Vingança (3): Quer prender Corvo Vermelho a qualquer
custo, nem que tenha que burlar algumas leis para atingir sua vingança
pela morte dos agentes federais em 1975.
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