Vampiro: A Máscara - Edição de 20º Aniversário e MMORPG

Para quem ainda não sabe, Vampiro: A Máscara completou 20 anos em 2011. Pois bem, sob o sistema de Print by Demmand, você pode ter um livro básico completo, e possuir, num só livro:





  • Todos os 13 clãs, variantes de clã, linhagens de sangue, com suas respectivas disciplinas atualizadas do Vampiro: A Máscara com regras revisadas;
  • Regras para criação de personagens, desde Neófitos até a Matusaléns;
  • Todos os níveis de disciplinas, desde 1 à 9;
  • Cenários atualizados para as noites modernas;
  • Nova arte criada por Tim Bradstreet e outros artistas clássicos dos livros anteriores.


Para baixar um preview do livro e comprar: http://rpg.drivethrustuff.com/product_info.php?products_id=94815



Agora eu pergunto: Para que fazer isto? Simples, A White-Wolf fez o Novo WoD mas não teve tanto sucesso assim, visto que, tirando Lobisomem e Mago, os outros livros ficaram piores do que os do Antigo WoD ou não chamaram tanto a atenção assim. No Brasil ainda muito menos, com a crise da 'Devevir' e a diminuição drástica do consumo de RPG, onde os motivos de maior expressão são: o crescimento do MMORPG e as críticas impostas pela mídia e outros setores. Para se ter uma idéia, a Devir lançou Changeling: The Lost após cerca de 4 anos do lançamento pela WW. Changeling: The Lost já possui mais de 11 livros.

A White-Wolf perdeu espaço desde então. Vendo que ela não viveria só dos livros e CCG, ela se uniu com a CCP para desenvolver um MMO. Desde 2008 eles vêm desenvolvendo. Em 2012 eles anunciaram o lançamento. Colocarei vídeos dos do desenvolvimento e previews do jogo no fim do post.


Antes de finalizar esta postagem, só queria enfatizar o tiro no pé que a WW deu em si própria em fazer o nWoD. A primeira justificativa foi de oxigenar o jogo e criar algo pós-gehenna. Nenhum novo livro conseguiu o apelo dos do Antigo WoD, visto que a faixa etária que poderia se interessar mais, na sua maioria prefere ficar grudado no PC do que interagir numa mesa de RPG. Agora o MMO será lançado e todo o jogo terá seu enredo no Antigo WoD!

Hoje ainda eu espero passar mais informações sobre este jogo, que promete reavivar o WoD novamente, após tantos lançamentos com artes ótimas, mas conteúdo nem tão empolgante assim.










3 comentários: (+add yours?)

Kimble disse...

Na verdade, a WW foi comprada, não foi feita associação. E ela foi comprada com o único intento de usar o WoD para criar um MMO. Isso já foi deixado claro pelos responsáveis da empresa em entrevistas.
A mudança para uso de vendas de livros em pdf ou a diminuição na produção não vem de uma 'falência total e completa porque mataram meu V:aM etc.'. A empresa mãe decidiu desviar a maioria dos recursos da WW para construção do MMO e enxugar parte do pessoal. Como a empresa já tinha pouca gente empregada trabalhando nos livros (ela sempre usou mais freelancers) isso diminuiu muito a quantidade de gente disponível para produzir material novo. Nessa situação, faz sentido investir na republicação de material antigo ou que necessite de menos trabalho de design, como edições antigas do jogo.

Zammael disse...

Ano passado teve o Baile Masquerade dos associados do Camarilla Fan. A WW se fundiu com a CCP, os direitos majoritários foram para a CCP, o acervo 'intelectual' ainda pertence à WW Publishing. No baile foi falado que a WW iria colocar o oWOD nos holofotes novamente, para alavancar as vendas e ter novamente mais apelo popular. Os desenvolvedores do VTES deixaram isto no ar, assim que os direitos de distribuição do VTES venceram, já que depois da criação do nWod, o VTES foi a ferramenta para atualização do storyline de V: tM.

Kimble disse...

Eu sei disso, amigo. Na época eu cheguei a noticiar sobre o assunto (acho que meu blog foi até um dos primeiros a anunciar isso, antes até do anúncio oficial). Aliás, a fusão é anterior e o anúncio do MMO era algo que muita gente já sabia que ia acontecer. Ele aparecia num documento de planejamento da empresa de anos atrás.
O acervo intelectual pertence a WW, assim como o acervo intelectual do D&D percente a WotC. Se a Hasbro quiser que a WotC desista do D&D um dia e se concentre em outra coisa, a WotC tem que seguir a decisão da empresa mãe. Foi o que aconteceu com a WW na CCP.

Postar um comentário