Por que Monte Cook deixou a equipe de criação do D&D 5ª Edição? - Por Michael Tresca

Hoje eu estou trazendo essa reportagem do dia 25 de Abril, publicada pelo Michael Tresca no site Examiner.com:

Há um tempo atrás eu anunciei a inevitabilidade da 5 ª Edição do Dungeons & Dragons, acompanhando o envolvimento de Monte Cook com a Wizards of the Coast. Hoje (dia 25 de abril) ele anunciou oficialmente sua separação da Wizards of the Coast:

Monte Cook
“Na semana passada, eu decidi que eu iria deixar minha posição no contrato com a Wizards of the Coast. Não estou mais trabalhando em Dungeons & Dragons, embora eu possa ocasionalmente fornecer consultorias no futuro. Minha decisão é baseada em diferenças de opinião com a empresa. No entanto, quero aproveitar este momento para dizer que as minhas diferenças não foram com os meus colegas criadores, Rob Schwalb e Bruce Cordell. Aproveitei cada momento ao trabalhar com eles durante o ano passado. E tenho fé que eles vão criar um jogo divertido. Estou torcendo por eles.
Devido ao meu contrato de confidencialidade, bem como um desejo de manter as coisas no nível profissional, não tenho intenção de entrar em mais detalhes no momento. (Principalmente porque eu odeio drama e prefiro falar de coisas mais interessantes)”

Todo mundo está fazendo uma pergunta: Por quê? Monte está longe demais de um profissional mesquinho e eu não iria desrespeitá-lo perguntando. Ele não diria, mas a Wizards poderia ter algo a dizer sobre isso. Mike Mearls, gerente sênior da equipe de pesquisa e de projeto da 5 ª Edição do jogo, reagiu ao anúncio:

“Estou surpreso, e sinceramente, triste, pela decisão do Monte de deixar a equipe de criação do D&D Next. Eu gostaria de agradecê-lo por sua contribuição, e todos nós lhe desejamos boa sorte.”

Surpreso? Mearls não é alguém que deve ser surpreendido por um anúncio de seu chefe de equipe de design. A comunicação se quebrou em algum lugar se Mearls está "surpreso" com um anúncio no blog do Monte.
É digno de nota que a última contribuição de Monte na Wizards of the Coast & Legends foi um artigo no dia 27 de fevereiro de 2012. Pode ser um sinal da "diferença de opinião com a empresa", e pode ser ligada a seguinte declaração Mearls:

Mike Mearls
“Pessoalmente, eu não posso contar quantos amigos que fiz através do D&D, ou quantas horas passei jogando o jogo, construindo mundos, ou apenas conversei sobre isso com amigos. No entanto, enquanto D&D for um jogo intensamente pessoal, o seu conjunto não pode se dar ao luxo de tornar-se algo preso a visão de um time. D&D é uma ferramenta para a criatividade. O jogo deve abraçar a totalidade do seu passado, e a totalidade do seu conjunto de fãs, a fim de criar um futuro atraente. Nenhuma voz se pode subir acima dos outros, a menos que seja a voz dos fãs de D&D como um todo.

Isso soa como uma réplica muito específica da partida Monte. Não é difícil supor que Monte é a "voz acima dos outros”. Mearls usou essa afirmação no anúncio do playtest público em 24 de maio, notícia que é amarga para os fãs e amigos de Monte.
O que realmente aconteceu? Talvez nunca saibamos. Mas é certo que parece que a visão do Monte não era mais compatível com a abordagem do Mearls no design do jogo.

2 comentários: (+add yours?)

Anônimo disse...

Na minha opnião saiu o cara que tinha na cabeça como o jogo deveria ser para quem curte de fato jogo. Esse outro carinha ai é a cara do capitalista q só quer dinheiro. Efim .... tenso!

Puppet disse...

"Voz acima dos outros" se refere a comunidade de 4ed que é muito mais ativa nas pesquisas para o D&D next.

Por mais de uma vez Cook demonstrou que não concorda com os paradigmas defendidos por essa parcela da comunidade.

Postar um comentário