Hoje eu estou trazendo essa reportagem do dia 25 de Abril,
publicada pelo Michael Tresca
no site Examiner.com:
Há um tempo
atrás eu anunciei a inevitabilidade da 5 ª Edição do Dungeons & Dragons,
acompanhando o envolvimento de Monte Cook com a Wizards of the Coast. Hoje (dia
25 de abril) ele anunciou oficialmente sua separação da Wizards of the Coast:
Monte Cook |
“Na semana passada, eu decidi que eu iria deixar minha
posição no contrato com a Wizards of the Coast. Não estou mais trabalhando em Dungeons
& Dragons, embora eu possa ocasionalmente fornecer consultorias no futuro. Minha
decisão é baseada em diferenças de opinião com a empresa. No entanto, quero aproveitar
este momento para dizer que as minhas diferenças não foram com os meus colegas criadores,
Rob Schwalb e Bruce Cordell. Aproveitei cada momento ao trabalhar com eles durante
o ano passado. E tenho fé que eles vão criar um jogo divertido. Estou torcendo
por eles.
Devido ao meu contrato de confidencialidade, bem como um desejo de manter as coisas no nível profissional, não tenho intenção de entrar em mais detalhes no momento. (Principalmente porque eu odeio drama e prefiro falar de coisas mais interessantes)”
Devido ao meu contrato de confidencialidade, bem como um desejo de manter as coisas no nível profissional, não tenho intenção de entrar em mais detalhes no momento. (Principalmente porque eu odeio drama e prefiro falar de coisas mais interessantes)”
Todo mundo
está fazendo uma pergunta: Por quê? Monte está longe demais de um profissional mesquinho
e eu não iria desrespeitá-lo perguntando. Ele não diria, mas a Wizards poderia
ter algo a dizer sobre isso. Mike Mearls, gerente sênior da equipe de pesquisa e de projeto da 5 ª Edição do jogo, reagiu ao
anúncio:
“Estou surpreso, e sinceramente, triste, pela
decisão do Monte de deixar a equipe de criação do D&D Next. Eu gostaria de agradecê-lo
por sua contribuição, e todos nós lhe desejamos boa sorte.”
Surpreso? Mearls
não é alguém que deve ser surpreendido por um anúncio de seu chefe de equipe de
design. A comunicação se quebrou em algum lugar se Mearls está "surpreso"
com um anúncio no blog do Monte.
É digno de nota que a última contribuição de Monte na Wizards of the Coast & Legends foi um artigo no dia 27 de fevereiro de 2012. Pode ser um sinal da "diferença de opinião com a empresa", e pode ser ligada a seguinte declaração Mearls:
É digno de nota que a última contribuição de Monte na Wizards of the Coast & Legends foi um artigo no dia 27 de fevereiro de 2012. Pode ser um sinal da "diferença de opinião com a empresa", e pode ser ligada a seguinte declaração Mearls:
Mike Mearls |
“Pessoalmente, eu não posso contar quantos amigos
que fiz através do D&D, ou quantas horas passei jogando o jogo, construindo
mundos, ou apenas conversei sobre isso com amigos. No entanto, enquanto D&D
for um jogo intensamente pessoal, o seu conjunto não pode se dar ao luxo de tornar-se
algo preso a visão de um time. D&D é uma ferramenta para a criatividade. O
jogo deve abraçar a totalidade do seu passado, e a totalidade do seu conjunto
de fãs, a fim de criar um futuro atraente. Nenhuma voz se pode subir acima dos
outros, a menos que seja a voz dos fãs de D&D como um todo.”
Isso soa como uma
réplica muito específica da partida Monte. Não é difícil supor que Monte é a "voz
acima dos outros”. Mearls usou essa afirmação no anúncio do playtest público em
24 de maio, notícia que é amarga para os fãs e amigos de Monte.
O que realmente aconteceu? Talvez nunca saibamos. Mas é certo que parece que a visão do Monte não era mais compatível com a abordagem do Mearls no design do jogo.
O que realmente aconteceu? Talvez nunca saibamos. Mas é certo que parece que a visão do Monte não era mais compatível com a abordagem do Mearls no design do jogo.
2 comentários: (+add yours?)
Na minha opnião saiu o cara que tinha na cabeça como o jogo deveria ser para quem curte de fato jogo. Esse outro carinha ai é a cara do capitalista q só quer dinheiro. Efim .... tenso!
"Voz acima dos outros" se refere a comunidade de 4ed que é muito mais ativa nas pesquisas para o D&D next.
Por mais de uma vez Cook demonstrou que não concorda com os paradigmas defendidos por essa parcela da comunidade.
Postar um comentário