Descent: Journeys In The Dark 2nd Edition - A aventura retorna à sua mesa de jogo!

Finalmente nas prateleiras, Descent: Journeys in the Dark (Second Edition) da Fantasy Flight Games chega chamando a atenção e causando rebuliço no mercado de jogos de tabuleiro. Considerada a melhor franquia de jogos de tabuleiro de aventuras heróicas, Descent é um dos jogos que mais se aproxima da idéia de um RPG de fantasia medial, apresentando combates incríveis, perigos diversos e exploração, além de elementos de criação e evolução de personagem.




Descent: Journeys in the Dark (Second Edition) é um jogo de tabuleiro aonde um jogador assume o papel do traiçoeiro Overlord e até 4 outros jogadores assumem o papel de corajosos heróis. Durante cada jogo, os heróis embarcam em missões e se aventuram em cavernas perigosas, ruínas antigas, calabouços sombrios e florestas amaldiçoadas para enfrentar monstros, conseguir riquezas e tentar deter o Overlord de alcançar seu plano vil.

Mapa para orientação da exploração? Confere!

Com o perigo espreitando em cada sombra, combate se faz necessário. Para estes momentos, Descent: Journeys in the Dark (Second Edition) usa um sistema único baseado em dados. Os jogadores constroem suas pilhas de dados de acordo com suas habilidades e armas e cada dado na pilha contribui para um ataque de formas diferentes. "Surges", símbolos especiais que aparecem na maioria dos dados, também permitem a ativação de efeitos especias para um melhor proveito de seus ataques. E com os horrores aguardando-os abaixo do solo, você precisará de cada vantagem que puder ter...


Exemplo de ficha de personagem e cartas de perícias




Apresentando pisos de tabuleiro modular de dupla face, incontáveis heróis e combinações de perícias e uma campanha imersiva dirigida por narrativa, Descent: Journeys in the Dark (Second Edition) transporta os heróis para um reino vibrante de fantasia aonde eles devem ficar juntos contra um mal antigo.


Exemplo de partida em andamento

Comparado com a primeira edição de Descent: Journeys in the Dark, este jogo apresenta:

  • Regras simples para determinar linha de visão;
  • Preparação mais rápida para cada encontro;
  • Um dado de defesa para reduzir a possibilidade de ataques inefetivos;
  • Missões mais curtas com diversos pontos de parada naturais;
  • Cartas que listam estatísticas, condições e efeitos necessários;
  • Um novo mecanismo para controlar os poderes do Overlord;
  • Seleção de heróis e processo de criação aprimorado;
  • Sistema de experiência para permitir desenvolvimento e progressão dos heróis;
  • Sistema de campanha pronto para jogar.

Exemplo da variação dos pisos, frente e verso do mesmo cartão destacável que vem na caixa


Componentes:

  • 1 livro de regras e 1 guia de missões;
  • 8 miniaturas de heróis e 38 miniaturas de monstros;
  • 9 dados customizados;
  • Aproximadamente 250 cartas;
  • 48 pisos de mapas frente e verso;
  • Mais de 150 marcadores


Taí... Tudim que vem dentro da caixa.

REAÇÕES VARIADAS

Bem, ao que parece, Descent: Journeys in the Dark (Second Edition) provocou reações variadas no mercado. Ao passo em que muitos gostaram do jogo, outros (principalmente fãs da primeira edição) se decepcionaram com a 2ª edição pelo fato da mesma ter retirado alguns elementos a fim de tornar a experiência mais dinâmica.

Basicamente, os prós e contras que eu pude perceber foram os seguintes:

PRÓS
- Jogo flui mais rápido, mais fácil de aprender por ter menos elementos "engessantes" nas regras;
- Desenvolvimento de personagem é através de escolhas de habilidades feitas pelo jogador;
- Sistema de defesa variável através do lance de dados faz com que não existam personagens com defesa fixa alta quase impossíveis de se atingir, o que acontecia na 1ª ed;
- Os pisos de dupla face com cenários diferenciados como cavernas, calabouços e florestas dão uma maior variedade aos locais de exploração (a caixa básica da 1ª edição continha apenas pisos de cavernas);
- Sistema de campanha implementado garante uma sensação maior de objetivo e de desenvolvimento da história, com resultados diferentes de acordo com sucesso ou fracasso dos heróis. Um fracasso não representa fim de jogo, mas sim uma alteração na próxima missão.

CONTRAS
- Remoção de elementos das regras tornou ele mais simples em alguns momentos o que para os fãs hardcore da 1ª ed foi um retrocesso;
- Menos, muito menos miniaturas;
- Alteração da regra de linha de visão pode gerar discussão e atrapalhar a estratégia de uso de cobertura;
- Não dá mais para encontrar itens poderosos em tesouros aleatórios.
- Perdeu a proporção épica nos combates, com habilidades e recursos iniciais mais fracos em comparação ao Descent 1ed.


Bem, isto foi o que eu pude perceber. Acredito não ser possível dar um veredicto final sem antes jogar umas partidas. Para ajudar, segue abaixo um review feito por Tom Vasel acerca do jogo:







2 comentários: (+add yours?)

Ricardo Stavale disse...

Excelente post! E o jogo Descent 2 já está em minha lista de aquisições.

wederson ES disse...

Muito bom, adorei essa analise bem aprofundada. pra gente que senti interesse no jogo, e fica meio com dúvida, são esses tipos de resenha que auxilia bastante. pois com a dificuldade de acesso dos brasileiros a esse tipo de jogo, não podemos nos dar ao luxo de comprar um jogo fraco e pouco atrativo. Valeww

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