Finalmente nas prateleiras, Descent: Journeys in the Dark (Second Edition) da Fantasy Flight Games chega chamando a atenção e causando rebuliço no mercado de jogos de tabuleiro. Considerada a melhor franquia de jogos de tabuleiro de aventuras heróicas, Descent é um dos jogos que mais se aproxima da idéia de um RPG de fantasia medial, apresentando combates incríveis, perigos diversos e exploração, além de elementos de criação e evolução de personagem.
Descent: Journeys in the Dark (Second Edition) é um jogo de tabuleiro aonde um jogador assume o papel do traiçoeiro Overlord e até 4 outros jogadores assumem o papel de corajosos heróis. Durante cada jogo, os heróis embarcam em missões e se aventuram em cavernas perigosas, ruínas antigas, calabouços sombrios e florestas amaldiçoadas para enfrentar monstros, conseguir riquezas e tentar deter o Overlord de alcançar seu plano vil.
Mapa para orientação da exploração? Confere! |
Com o perigo espreitando em cada sombra, combate se faz necessário. Para estes momentos, Descent: Journeys in the Dark (Second Edition) usa um sistema único baseado em dados. Os jogadores constroem suas pilhas de dados de acordo com suas habilidades e armas e cada dado na pilha contribui para um ataque de formas diferentes. "Surges", símbolos especiais que aparecem na maioria dos dados, também permitem a ativação de efeitos especias para um melhor proveito de seus ataques. E com os horrores aguardando-os abaixo do solo, você precisará de cada vantagem que puder ter...
Exemplo de ficha de personagem e cartas de perícias |
Apresentando pisos de tabuleiro modular de dupla face, incontáveis heróis e combinações de perícias e uma campanha imersiva dirigida por narrativa, Descent: Journeys in the Dark (Second Edition) transporta os heróis para um reino vibrante de fantasia aonde eles devem ficar juntos contra um mal antigo.
Exemplo de partida em andamento |
Comparado com a primeira edição de Descent: Journeys in the Dark, este jogo apresenta:
- Regras simples para determinar linha de visão;
- Preparação mais rápida para cada encontro;
- Um dado de defesa para reduzir a possibilidade de ataques inefetivos;
- Missões mais curtas com diversos pontos de parada naturais;
- Cartas que listam estatísticas, condições e efeitos necessários;
- Um novo mecanismo para controlar os poderes do Overlord;
- Seleção de heróis e processo de criação aprimorado;
- Sistema de experiência para permitir desenvolvimento e progressão dos heróis;
- Sistema de campanha pronto para jogar.
Exemplo da variação dos pisos, frente e verso do mesmo cartão destacável que vem na caixa |
Componentes:
- 1 livro de regras e 1 guia de missões;
- 8 miniaturas de heróis e 38 miniaturas de monstros;
- 9 dados customizados;
- Aproximadamente 250 cartas;
- 48 pisos de mapas frente e verso;
- Mais de 150 marcadores
Taí... Tudim que vem dentro da caixa. |
REAÇÕES VARIADAS
Bem, ao que parece, Descent: Journeys in the Dark (Second Edition) provocou reações variadas no mercado. Ao passo em que muitos gostaram do jogo, outros (principalmente fãs da primeira edição) se decepcionaram com a 2ª edição pelo fato da mesma ter retirado alguns elementos a fim de tornar a experiência mais dinâmica.
Basicamente, os prós e contras que eu pude perceber foram os seguintes:
PRÓS
- Jogo flui mais rápido, mais fácil de aprender por ter menos elementos "engessantes" nas regras;
- Desenvolvimento de personagem é através de escolhas de habilidades feitas pelo jogador;
- Sistema de defesa variável através do lance de dados faz com que não existam personagens com defesa fixa alta quase impossíveis de se atingir, o que acontecia na 1ª ed;
- Os pisos de dupla face com cenários diferenciados como cavernas, calabouços e florestas dão uma maior variedade aos locais de exploração (a caixa básica da 1ª edição continha apenas pisos de cavernas);
- Sistema de campanha implementado garante uma sensação maior de objetivo e de desenvolvimento da história, com resultados diferentes de acordo com sucesso ou fracasso dos heróis. Um fracasso não representa fim de jogo, mas sim uma alteração na próxima missão.
CONTRAS
- Remoção de elementos das regras tornou ele mais simples em alguns momentos o que para os fãs hardcore da 1ª ed foi um retrocesso;
- Menos, muito menos miniaturas;
- Alteração da regra de linha de visão pode gerar discussão e atrapalhar a estratégia de uso de cobertura;
- Não dá mais para encontrar itens poderosos em tesouros aleatórios.
- Perdeu a proporção épica nos combates, com habilidades e recursos iniciais mais fracos em comparação ao Descent 1ed.
Bem, isto foi o que eu pude perceber. Acredito não ser possível dar um veredicto final sem antes jogar umas partidas. Para ajudar, segue abaixo um review feito por Tom Vasel acerca do jogo:
2 comentários: (+add yours?)
Excelente post! E o jogo Descent 2 já está em minha lista de aquisições.
Muito bom, adorei essa analise bem aprofundada. pra gente que senti interesse no jogo, e fica meio com dúvida, são esses tipos de resenha que auxilia bastante. pois com a dificuldade de acesso dos brasileiros a esse tipo de jogo, não podemos nos dar ao luxo de comprar um jogo fraco e pouco atrativo. Valeww
Postar um comentário