The Walking Dead e RPG.



Depois que a HQ “The Walking Dead”, de Robert Kirkman, foi adaptada para a TV, e virou uma série famosa, muitos jogadores começaram a querer jogar este tipo de cenário e viver as mesmas aventuras que Rick Grimes e seu grupo enfrentam em um mundo onde os mortos voltaram à vida.

Qual o melhor jogo de RPG para jogar um cenário de apocalipse zumbi? A resposta é qualquer um. Cenário de apocalipse zumbi é o mais fácil e mais rápido cenário que pode ser construído por mestre e jogadores para passar horas se divertindo e tentando sobreviver em meio a um mundo que foi virado de pernas para o ar e no qual os mortos querem devorar os vivos. O objetivo é simples: sobreviver, e os inimigos já estão definidos: os zumbis. Só falta então dar uns toques finais e escolher o sistema de jogo.

Existem vários jogos específicos para este tipo de cenário assim como muitos outros que podem ser adaptados. Em alguns as mecânicas ajudam mais do que outros enfatizando a busca pela sobrevivência, enquanto existem aqueles que procuram explorar outros aspectos no dia a dia dos sobreviventes. Irei descrever alguns desses jogos assim como mostrar opções de temas dentro do batido cenário de apocalipse zumbi.

A editora Retropunk lança uma revista eletrônica em seu site chamada Rolepunkers na qual analisa seus jogos e sugere alguns temas para aventuras. Na edição número 3 da revista (que você pode baixar clicando aqui.) foi sugerido o cenário de "The Walking Dead", com ficha de todos seus personagens, para dois jogos de RPG publicado pela editora: 3:16 Carnificina Entre as Estrelas e Terra Devastada, de John Bogéa. Terra Devastada é um jogo específico para o cenário zumbi e, portanto, entre os dois pode ser a escolha mais óbvia, mas 3:16 Carnificina Entre as Estrelas é um jogo que pode ser facilmente adaptado para este tipo de cenário porque originalmente foi feito para que os jogadores tenham como objetivo sobreviver a ameaças alienígenas e matar todos que estiverem no seu caminho. Alguém viu semelhanças com cenário zumbi? Todas! O melhor de 3:16 é que o jogador não faz rolamento para ver quanto de dano ele provocou ao acertar o alvo, mas quantos alienígenas matou! Muito bom para aquele momento no qual o personagem se encontra cercado por zumbis em uma rua de uma grande cidade ou tem sua fazenda invadida no meio da noite (Lembram do capítulo final da 2ª temporada de “The Walking Dead”?). Existem regras para emboscadas do inimigo, o que é particularmente muito bom para rolar um drama na aventura, além do que se o personagem for morto por zumbis é facilmente substituído por outro sobrevivente que pode aparecer no meio ao caos e se juntar ao grupo. A regra para construção de personagens não demora nem 5 minutos.
Aliás, aqui vai um comentário e uma diferença entre os dois sistemas: A construção de personagem em Terra Devastada é mais cheia de detalhes e pode até mesmo incluir uma longa lista de Características na qual o jogador pode perder um bom tempo para pensar em todas, enquanto em 3:16 além de uma Habilidade em Combate e outra Fora de Combate, ele tem uma Força e uma Fraqueza, que são lembranças que marcaram o personagem. Nesse quesito dou ponto para 3:16 porque personagem de cenário de apocalipse zumbi não deve ser construído como em outros cenários. Poucos detalhes devem ser colocados ao personagem porque a chance que ele venha morrer logo é grande. Detalhar sua vida passada, com quem ele era casado, se tinha filhos, prá qual time torcia, só vale a pena se isso for relevante no andamento do jogo, caso contrário devem ter uma descrição básica, mas nada profundo. Veja o caso dos personagens da série “The Walking Dead”. O que sabemos do Dale a não ser que ele é um velhinho que gosta de dar conselhos e sabe tudo de mecânica? E sobre a Lori, além de que teve um caso com o melhor amigo do marido? E Andrea? Sua irmã morreu, ela gosta de armas, e o que mais?

Por isso que “The Shotgun Diaries” , publicado pela Redbox Editora,  é um grande jogo de RPG para cenário zumbi apesar de ser o mais simples que conheço. Os personagens neste jogo nem ficha têm, a não ser uma descrição de qual tipo de sobreviventes são. Seu personagem é forte, rápido, furtivo, perigoso, astuto ou indefeso? Para cada um deles existe uma característica específica. Dê um nome e pronto, já pode começar o jogo. Uma maior descrição do personagem, e que tenha alguma relevância na campanha, vem depois quando os jogadores começam a escrever seu diário. Outro ponto positivo para o jogo é o relógio zumbi, onde a cada 10 minutos de jogo real o mestre ganha pontos para aumentar o número de zumbis na área ou para criar complicações do tipo: “Humm, você vira a chave do carro, mas vê que falta gasolina no tanque. Os zumbis estão se aproximando. O que você faz agora?”. Outra coisa é o dado do medo. Conforme o personagem é confrontado com situação as quais ele pode ficar aterrorizado e não passa no teste de medo ele ganha dados de medo. Quando for fazer um teste e obtiver sucesso na ação com o dado de medo ele é bem sucedido, mas o faz cometendo uma besteira que pode prejudicar o restante do grupo devido ao medo que ele está sentindo.

Outro jogo voltado para este tipo de cenário é All Flesh Must Be Eaten, ou AFMBE como é chamado pelos fãs. Feito pela Éden Studios, a mesma de Witchcraft, Armageddon, Buffy – The Vampire Slayer e Conspiracy X, o jogo é atualmente o carro chefe da editora mostrando a força que este tipo de cenário tem no mercado de jogos nos dias atuais. AFMBE é um daqueles RPG onde a construção do personagem é mais detalhada, tendo que se definir além das perícias o que os personagens possuem de vantagens e desvantagens. Mas o que atrai tanto o jogo é a quantidade de suplementos para o cenário com várias opções de motivos diferentes para ter começado o apocalipse zumbi. Já no livro básico vem onze(!) sugestões de cenários com a temática zumbi. Em um deles a culpa é do exército que estocou armas químicas no subsolo próximo a um cemitério e o vazamento de substâncias fez o mortos voltarem a vida, em outro uma empresa despeja dejetos tóxicos em um pântano que transforma todos a sua volta em zumbis, ou Hitler utilizou um exército de mortos-vivos contra franceses e americanos no dia D como parte de experimentos nazistas. Tem também o que eu mais gosto onde os zumbis foram criados por magia Vodu e os vários Lords Vodu espalhados pelos mundo possuem seus exércitos de mortos-vivos travando uma grande guerra global de zumbis. Cada Lord tenta controlar para si uma parte geográfica do planeta e os vivos que se virem para sobreviver e ver a quem terão que obedecer depois que a guerra acabar. Existem ainda suplementos para zumbis no velho oeste, outro para jogar no estilo “Pirata do Caribe”, fantasia medieval com Zombies and Dragons, outro no estilo de filmes de kung-fu e, pasmem, com zumbis como lutadores de luta-livre! Existem também dois suplementos somente com personagens prontos (justamente para não se gastar muito tempo pensando neles) e outro com um guia para todos os tipos de mortos-vivos do folclore em todo mundo. Além do mais as regras para construção de zumbis são tão variadas que muito provavelmente se colocarmos 10 mestres narrando uma aventura de AFMBE lado a lado, teremos 10 tipos de zumbis diferentes em cada aventura devido às várias opções para a construção dos mortos-vivos. Quem quiser conhecer todos os suplementos clique aqui. Caso goste do que viu e queira conhecer um pouco mais do sistema clique aqui para baixar uma aventura introdutória de AFMBE que ensina as regras, vem com personagens prontos e tudo o mais que você precisa para se divertir fugindo de zumbis.

Não podemos esquecer-nos do RPG Savage Worlds, vencedor da Medalha de Ouro na categoria Melhor Jogo de 2012 no Ennies 2012. Sendo um sistema genérico é muito fácil adaptá-lo para qualquer cenário, entretanto existe uma série de suplementos gratuitos feito por fãs do sistema Savage Worlds no site DriveThruRPG para serem baixados chamado War of the Dead. Clique aqui para conhecer este cenário. O Savage Worlds será publicado em breve pela Retropunk.

Recentemente meu amigo Jefferson Pimentel adaptou um cenário zumbi para as regras de SIFRPG que originalmente é voltado para série “Game of Thrones” da HBO. O sistema será lançado em breve pela Jambô. Além disso temos GURPS, ainda mais depois de todos os elogios recebidos pelo suplemento “GURPS Horror” 4ªed. O que importa mesmo é que seu grupo se divirta tentando sobreviver a um cenário clássico de horror que é o dos mortos voltando à vida.

Algumas coisas podem tornar sua campanha mais divertida e interessante:
·          * Varie como são os zumbis. Não os faça sempre lentos, ou nem sempre acertar na cabeça os mata, ou faça que nem sempre sejam mortos vivos, mas possuidores de uma doença que os faz devorar outras pessoas, como no filme “28 days later”;
·         Não faça que os personagens estejam sempre na cidade quando tudo começou. Ao invés disso os coloque em uma praia, passando férias no caribe, ou em uma estação de esqui, etc. Porque além dos zumbis terão outras coisas para se preocupar para sair de onde estão;
·         Dê uma esperança de salvação, como um tempo para chegaram a um local onde serão resgatados, ou saberem que em um local terá um helicóptero para fugir, etc;
·        Não tem cura para os zumbis, então nem tente nem encoraje os jogadores a isso. Sobreviver é o maior objetivo;
·        Faça seu personagem mais simples possível e aos poucos vá lhe dando características, porque quem ele era ficou para trás. O que vale é o novo momento vivido por ele.

Boa diversão e confira se não tem um zumbi andando no seu quintal ou na calçada em frente a sua casa neste exato momento, afinal nunca se sabe quando e onde vai começar o apocalipse zumbi.

2 comentários: (+add yours?)

Carlos Vieira disse...

André, comentaste sobre uma campanha de The Shotgun Diaries que tavas jogando no Ent Bonsai. Como é jogar SD em aventura continuada? Rola um post sobre isso?

Carlos Vieira disse...

André, comentaste sobre uma campanha de The Shotgun Diaries que tavas jogando no Ent Bonsai. Como é jogar SD em aventura continuada? Rola um post sobre isso?

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