Depois que a HQ “The Walking Dead”, de Robert Kirkman, foi
adaptada para a TV, e virou uma série famosa, muitos jogadores começaram a
querer jogar este tipo de cenário e viver as mesmas aventuras que Rick Grimes e
seu grupo enfrentam em um mundo onde os mortos voltaram à vida.
Qual o melhor jogo de RPG para jogar um cenário de
apocalipse zumbi? A resposta é qualquer um. Cenário de apocalipse zumbi é o
mais fácil e mais rápido cenário que pode ser construído por mestre e jogadores
para passar horas se divertindo e tentando sobreviver em meio a um mundo que
foi virado de pernas para o ar e no qual os mortos querem devorar os vivos. O
objetivo é simples: sobreviver, e os inimigos já estão definidos: os zumbis. Só
falta então dar uns toques finais e escolher o sistema de jogo.
Existem vários jogos específicos para este tipo de cenário assim
como muitos outros que podem ser adaptados. Em alguns as mecânicas ajudam mais
do que outros enfatizando a busca pela sobrevivência, enquanto existem aqueles
que procuram explorar outros aspectos no dia a dia dos sobreviventes. Irei descrever
alguns desses jogos assim como mostrar opções de temas dentro do batido cenário
de apocalipse zumbi.
A editora Retropunk lança uma revista eletrônica em seu site chamada
Rolepunkers na qual analisa seus jogos e sugere alguns temas para aventuras. Na
edição número 3 da revista (que você pode baixar clicando aqui.) foi sugerido o
cenário de "The Walking Dead", com ficha de todos seus personagens, para dois jogos
de RPG publicado pela editora: 3:16 Carnificina Entre as Estrelas e Terra
Devastada, de John Bogéa. Terra Devastada é um jogo específico para o cenário
zumbi e, portanto, entre os dois pode ser a escolha mais óbvia, mas 3:16
Carnificina Entre as Estrelas é um jogo que pode ser facilmente adaptado para
este tipo de cenário porque originalmente foi feito para que os jogadores
tenham como objetivo sobreviver a ameaças alienígenas e matar todos que
estiverem no seu caminho. Alguém viu semelhanças com cenário zumbi? Todas! O
melhor de 3:16 é que o jogador não faz rolamento para ver quanto de dano ele
provocou ao acertar o alvo, mas quantos alienígenas matou! Muito bom para
aquele momento no qual o personagem se encontra cercado por zumbis em uma rua
de uma grande cidade ou tem sua fazenda invadida no meio da noite (Lembram do
capítulo final da 2ª temporada de “The Walking Dead”?). Existem regras para
emboscadas do inimigo, o que é particularmente muito bom para rolar um drama na
aventura, além do que se o personagem for morto por zumbis é facilmente
substituído por outro sobrevivente que pode aparecer no meio ao caos e se juntar ao grupo. A regra para construção de personagens não demora nem 5 minutos.
Aliás, aqui vai um comentário e uma diferença entre os dois
sistemas: A construção de personagem em Terra Devastada é mais cheia de
detalhes e pode até mesmo incluir uma longa lista de Características na qual o
jogador pode perder um bom tempo para pensar em todas, enquanto em 3:16 além de
uma Habilidade em Combate e outra Fora de Combate, ele tem uma Força e uma
Fraqueza, que são lembranças que marcaram o personagem. Nesse quesito dou ponto
para 3:16 porque personagem de cenário de apocalipse zumbi não deve ser
construído como em outros cenários. Poucos detalhes devem ser colocados ao
personagem porque a chance que ele venha morrer logo é grande. Detalhar sua
vida passada, com quem ele era casado, se tinha filhos, prá qual time torcia,
só vale a pena se isso for relevante no andamento do jogo, caso contrário devem
ter uma descrição básica, mas nada profundo. Veja o caso dos personagens da
série “The Walking Dead”. O que sabemos do Dale a não ser que ele é um velhinho que
gosta de dar conselhos e sabe tudo de mecânica? E sobre a Lori, além de que
teve um caso com o melhor amigo do marido? E Andrea? Sua irmã morreu, ela gosta
de armas, e o que mais?
Por isso que “The Shotgun Diaries” , publicado pela Redbox
Editora, é um grande jogo de RPG para
cenário zumbi apesar de ser o mais simples que conheço. Os personagens neste
jogo nem ficha têm, a não ser uma descrição de qual tipo de sobreviventes são.
Seu personagem é forte, rápido, furtivo, perigoso, astuto ou indefeso? Para
cada um deles existe uma característica específica. Dê um nome e pronto, já pode
começar o jogo. Uma maior descrição do personagem, e que tenha alguma relevância na campanha, vem depois
quando os jogadores começam a escrever seu diário. Outro ponto positivo para o
jogo é o relógio zumbi, onde a cada 10 minutos de jogo real o mestre ganha
pontos para aumentar o número de zumbis na área ou para criar complicações do
tipo: “Humm, você vira a chave do carro, mas vê que falta gasolina no tanque.
Os zumbis estão se aproximando. O que você faz agora?”. Outra coisa é o dado do
medo. Conforme o personagem é confrontado com situação as quais ele pode ficar
aterrorizado e não passa no teste de medo ele ganha dados de medo. Quando for
fazer um teste e obtiver sucesso na ação com o dado de medo ele é bem sucedido,
mas o faz cometendo uma besteira que pode prejudicar o restante do grupo devido
ao medo que ele está sentindo.
Outro jogo voltado para este tipo de cenário é All Flesh
Must Be Eaten, ou AFMBE como é chamado pelos fãs. Feito pela Éden Studios, a
mesma de Witchcraft, Armageddon, Buffy – The Vampire Slayer e Conspiracy X, o
jogo é atualmente o carro chefe da editora mostrando a força que este tipo de
cenário tem no mercado de jogos nos dias atuais. AFMBE é um daqueles RPG onde a
construção do personagem é mais detalhada, tendo que se definir além das
perícias o que os personagens possuem de vantagens e desvantagens. Mas o que
atrai tanto o jogo é a quantidade de suplementos para o cenário com várias
opções de motivos diferentes para ter começado o apocalipse zumbi. Já no livro
básico vem onze(!) sugestões de cenários com a temática zumbi. Em um deles a
culpa é do exército que estocou armas químicas no subsolo próximo a um
cemitério e o vazamento de substâncias fez o mortos voltarem a vida, em outro
uma empresa despeja dejetos tóxicos em um pântano que transforma todos a sua
volta em zumbis, ou Hitler utilizou um exército de mortos-vivos contra
franceses e americanos no dia D como parte de experimentos nazistas. Tem também
o que eu mais gosto onde os zumbis foram criados por magia Vodu e os
vários Lords Vodu espalhados pelos mundo possuem seus exércitos de mortos-vivos travando uma grande
guerra global de zumbis. Cada Lord tenta controlar para si uma parte
geográfica do planeta e os vivos que se virem para sobreviver e ver a quem
terão que obedecer depois que a guerra acabar. Existem ainda suplementos para
zumbis no velho oeste, outro para jogar no estilo “Pirata do Caribe”, fantasia medieval com Zombies and Dragons, outro no
estilo de filmes de kung-fu e, pasmem, com zumbis como lutadores de luta-livre!
Existem também dois suplementos somente com personagens prontos (justamente
para não se gastar muito tempo pensando neles) e outro com um guia para todos
os tipos de mortos-vivos do folclore em todo mundo. Além do mais as regras para
construção de zumbis são tão variadas que muito provavelmente se colocarmos 10
mestres narrando uma aventura de AFMBE lado a lado, teremos 10 tipos de zumbis
diferentes em cada aventura devido às várias opções para a construção dos mortos-vivos. Quem quiser conhecer todos os suplementos clique aqui. Caso goste do que viu e queira conhecer um pouco mais do sistema clique aqui para baixar uma aventura introdutória de AFMBE que ensina as regras, vem com personagens prontos e tudo o mais que você precisa para se divertir fugindo de zumbis.
Não podemos esquecer-nos do RPG Savage Worlds, vencedor da
Medalha de Ouro na categoria Melhor Jogo de 2012 no Ennies 2012. Sendo um
sistema genérico é muito fácil adaptá-lo para qualquer cenário, entretanto existe
uma série de suplementos gratuitos feito por fãs do
sistema Savage Worlds no site DriveThruRPG para serem baixados chamado War of the Dead. Clique aqui para conhecer este cenário. O Savage Worlds será publicado em breve pela Retropunk.
Recentemente meu amigo Jefferson Pimentel adaptou um cenário
zumbi para as regras de SIFRPG que originalmente é voltado para série “Game of
Thrones” da HBO. O sistema será lançado em breve pela Jambô. Além disso temos
GURPS, ainda mais depois de todos os elogios recebidos pelo suplemento “GURPS
Horror” 4ªed. O que importa mesmo é que seu grupo se divirta tentando sobreviver
a um cenário clássico de horror que é o dos mortos voltando à vida.
Algumas coisas podem tornar sua campanha mais divertida e interessante:
Algumas coisas podem tornar sua campanha mais divertida e interessante:
·
* Varie como são os zumbis. Não os faça sempre
lentos, ou nem sempre acertar na cabeça os mata, ou faça que nem sempre sejam
mortos vivos, mas possuidores de uma doença que os faz devorar outras pessoas,
como no filme “28 days later”;
· * Não faça que os personagens estejam sempre na
cidade quando tudo começou. Ao invés disso os coloque em uma praia, passando
férias no caribe, ou em uma estação de esqui, etc. Porque além dos zumbis terão
outras coisas para se preocupar para sair de onde estão;
· * Dê uma esperança de salvação, como um tempo para
chegaram a um local onde serão resgatados, ou saberem que em um local terá um
helicóptero para fugir, etc;
· * Não tem cura para os zumbis, então nem tente
nem encoraje os jogadores a isso. Sobreviver é o maior objetivo;
· * Faça seu personagem mais simples possível e aos
poucos vá lhe dando características, porque quem ele era ficou para trás. O
que vale é o novo momento vivido por ele.
Boa diversão e confira se não tem um zumbi andando no seu
quintal ou na calçada em frente a sua casa neste exato momento, afinal nunca se
sabe quando e onde vai começar o apocalipse zumbi.
2 comentários: (+add yours?)
André, comentaste sobre uma campanha de The Shotgun Diaries que tavas jogando no Ent Bonsai. Como é jogar SD em aventura continuada? Rola um post sobre isso?
André, comentaste sobre uma campanha de The Shotgun Diaries que tavas jogando no Ent Bonsai. Como é jogar SD em aventura continuada? Rola um post sobre isso?
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