Review: NIGHT'S BLACK AGENTS

Fala galera, hoje eu passei por aqui pra colocar esse Review bacana do nosso amigo e colaborador Douglas Santana!!!

Esse cara se tornou um amigo com um gosto em comum: OS JOGOS INDIES!!! 
E dessa vez vamos falar um pouco do novo lançamento da Pelgrane Press (a mesma de Trails of Cthulhu, lançado por aqui como Rastros de Cthulhu pela RetroPunk).

O Douglas adquiriu o livro e desde que o livro chegou ele não para de falar de como ficou fissurado com o livro...lógico que ainda vamos fazer um teste...mas isso é assunto pra outro post...

Sem mais delongas, fica aí o breve Review dele sobre o jogo!!!




__________________________________________________________________


Expectativa:

O que eu poderia esperar dum livro do mesmo autor e editora do aclamado Trail of Cthulhu? Muito profissionalismo no layout, texto e arte, além do  mesmo sistema Gumshoe, que alguns amam e para o qual tantos outros torcem o nariz.


Mas o que me chamou a atenção foi, certamente, a premissa: um thriller de espionagem, na linha da Trilogia Bourne, misturado com conspiracoes de vampiros nas sombras. Eu me apaixonei de cara... fácil!


O livro:


A capa é sombria e bem interessante, o encadernamento bem feito, o papel das páginas excelente e o layout muito claro e bem organizado. Meu parametro de qualidade se tornou muito mais exigente desde o lançamento de Eclipse Phase, e Night’s Black Agents é nesse nível, em nada perdendo para o próprio Rastro.

Só acho que arte poderia ser melhor se fosse mais realista e sombria, mas ela não interfere com o clima do livro.



O texto:


No Rastro de Cthulhu havia  "modos” Purista e Pulp, regras opcionais e modulares para mudar o estilo de jogo. Em Night’s Black Agents, nós temos quatro desses Modos, e suas interações e idéias irao certamente satisfazer uma ampla gama de grupos e histórias. Você vai encontrar tantas referências ao longo do livro a elementos e cliches da ficção de espionagem e de horror vampiresco que idéias vao surgir num ritmo quase irresistível.


O cenário também é altamente personalizável - você pode, por exemplo, suprimir o elemento vampírico completamente e optar por uma conspiração realista, por lobisomens ou por antagonistas do Mito de Cthulhu (claro!). 


Resumindo: o livro traz uma premissa muito interessante e original, executada com boa pesquisa e ótimos exemplos.


O jogo:


Night’s Black Agents oferece muitas opces em termos de estrutura de historia e opcoes de regras e parece muito menos propenso a pré-determinismo do que jogos outros do sistema Gumshoe. Ainda assim, alguns jogadores vao se irritar com o estilo de "gerenciamento de recursos narrativos" do sistema.


As regras opcionais e modulares são ótimas! Eu gostei muito do Modo “Mirror”, onde duplicidade e segredos sao uma constante. Mas cada narrador vai misturar elementos de outros Modos para chegar ao seu próprio estilo. O mesmo vale para as opções para desenvolver os antagonistas ... jogadores que se acomodarem esperando o mesmo velho estilo de vampiro vao ter uma surpresa para lá de chocante!



Conclusão

Tenho certeza que este livro vai brilhar no ENNie2013 e eu vou estar torcendo pelo seu sucesso. Há muito tempo que eu nao me impressionava assim com um lancamento. Quem sabe a Retropunk nao se anima?


Excelente trabalho. Ótima compra!

0 comentários: (+add yours?)

Postar um comentário