D&D 5ª Edição - O que sabemos sobre o D&D Next - Parte 1

Vasculhando por fóruns especializados, consegui algumas informações sobre o desenvolvimento do novo Dungeons & Dragons ou, como está sendo conhecido, D&D Next:



Nome

Não se sabe até o momento se a nova edição do D&D vai mesmo ser chamada de "5ª Edição". A Wizards of the Coast tem citado nomes como "A Nova Edição", incentivando o nome "D&D Next".


Mike Mearls, um dos dois grandes desenvolvedores do jogo junto de Monte Cook, disse "Eu acho que o nome do jogo virá com os testes e como as pessoas reagem a ele. Eu adoraria apenas chamá-lo Dungeons&Dragons e deixar as numerações para trás."


Metas de Design
  • Mike Mearls citou "...Buscaremos criar um conjunto de regras que permita aos jogadores de todos os tipos e estilos jogarem juntos uma mesa de D&D, tendo o melhor de cada edição buscando alcançar a verdadeira alma do D&D."
  • A WotC mandou "O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de regras universais que tira o melhor de cada edição e  alcançar a verdadeira alma do D&D."
  • WotC afirmou claramente "[Estamos] extremamente comprometidos com jogos de mesa e a experiência pessoal que o D&D traz." Há um reconhecimento claro que, embora as ferramentas digitais podem melhorar e completar o jogo, a empresa não perdeu de vista o fato de que D&D é um RPG de mesa, e não uma experiência digital.
  • Novamente Mike Mearls: "Com a quarta edição, houve um grande foco na mecânica. A história ainda estava lá, mas muitos de nossos jogadores estavam tendo problemas para alcançá-la. De certa forma, foi como dizermos às pessoas,"o jeito certo de tocar guitarra é tocar thrash metal, mas existem outras maneiras de tocar" - sem citar quais eram estas outras formas."
  • Ainda Mike Mearls: "A nova edição está sendo concebida como um sistema modular, flexível, facilmente personalizado para preferências individuais. Assim como um jogador faz seu personagem, o Mestre pode fazer o seu conjunto de regras. Ele pode dizer "vou fazer uma campanha militar, com vários combates"... por isso ele usaria o capítulo de combate, utilizando regras de miniaturas e incluindo as regras opcionais de artes marciais."
  • Mike Mearls continua: "Esperamos criar um sistema que permita aos jogadores usarem muito do seu conhecimento, não importa de que edição seja."
  • Monte Cook completa: "Eu sou o designer-chefe de um projeto que provavelmente irá evoluir para um novo conjunto de regras de Dungeons & Dragons. Um conjunto de regras que una todas as edições anteriores e os jogadores dessas edições. É uma grande projeto, e nós planejamos envolver todos em playtests para que possam expressar suas opiniões, porque realmente, qual é o ponto de projetar um jogo que ninguém quer jogar? E quem sabe melhor o que os jogadores de D&D querem do que os próprios jogadores?"
  • Mike Mearls continua: "O que aconteceu a cada edição de D&D é que ele ficou mais complexo com o tempo. Devemos retornar às origens."
  • Em um artigo do Legends & Lore feito por Monte Cook, ele diz diz:"Isso não é uma tentativa de levar você a jogar D&D de uma outra maneira. Esse será o mesmo jogo que você estava jogando, não importa que edição ou versão você preferia. O objetivo aqui é abraçar todas as formas de jogar D&D e de não excluir ninguém. Imagine um jogo onde a essência do D&D foi destilada buscando um jogo muito simples, mas adaptável a toda forma de jogar. Agora imagine que o jogo se tornou modular, com regras a serem adicionadas pelo Mestre para montar seu jogo da mesma forma que um jogador monta seu personagem. Quer regras simples para o seu jogo? Você terá. Quer combates táticos e encontros complexos? Você pode ter isso também. Quer regras de criação de personagem super-customizáveis? Fique tranquilo, pois tudo estará lá!"
Data

Não houve nenhuma indicação de data para o lançamento do novo D&D. Circula pelos fóruns que o lançamento acontecerá durante a Gen Con 2013.

Equipe do Projeto

Até agora foram confirmados na equipe os seguintes membros:
  • Mike Mearls, líder da equipe;
  • Greg Bilsland, Produtor;
  • Monte Cook, líder da equipe de Design; 
  • Bruce Cordell, Designer;
  • Robert J. Schwalb, Designer; 
  • Jeremy Crawford, líder do time de Desenvolvimento
  • Tom LaPille, Desenvolvedor;
  • Rodney Thompson, Desenvolvedor;
  • Miranda Horner, Editor.
Voltaremos depois com mais informações sobre o lançamento do D&D Next!


Edit: acesse a segunda parte desta matéria pelo link: http://rpgnailha.blogspot.com/2012/01/d-5-edicao-o-que-sabemos-sobre-o-d-next_23.html

8 comentários: (+add yours?)

Alexandre Lancaster disse...

A julgar pelas palavras aqui, D&D quer virar Gurps.

Darkolme disse...

Também acho. Um sistema básico simples com várias regras alternativas e avançadas. Vamos esperar por mais informações!

Hugosan disse...

Vai ser a melhor coisa que fizeram em D&D... Torná-lo modular. Amo isso em GURPS e acredito que vai ser uma inovação muito bem vinda em D&D!

Darkolme disse...

Se pegarem o que já é básico no D&D e colocar o resto como opcional vai ficar muito bom. O próprio AD&D tem as perícias como regras opcionais.

Acho que eles vão pegar o D&D 1ª Edição, atualizar com elementos como BBA, CA progressiva, o sistema de níveis do 3ª edição, etc, e deixar as perícias, talentos, regras avançadas de combate, etc como módulos opcionais.

Roberto "André Jaburo" M. Fernandes disse...

Pode até ser, mas uma coisa bem interessante isso que eles vão tentar fazer que o D&D seja customizável em vários níveis dentro dele mesmo principalmente com essa nova ideia do FR ser jogado em eras em vez de um cenário básico e com Ed Greenwood no comando do FR acho que está edição pode ser realmente o que eles buscam ter uma edição bem robusta que só precise ser alterada daqui a uns 15 anos (é o que eu espero, mas duvido que aconteça.)

Roberto "André Jaburo" M. Fernandes disse...

Com certeza que eles vão colocar bastante coisa em regras opcionais e isso vai dar bastante pano para suplementos e suplementos, mas discordando de você eu não queria aquele sistema de BBA de novo gostei muito do sistema de BA da 4E que é muito parecido ao do D&D 1ª e também não gostaria de ver novamente um guerreiro/mago/ladino/ranger de nível XX (bem que eles podiam fazer uma atualização das multiclasse do AD&D.

Darkolme disse...

A vantagem de ter um sistema lite com várias opções é que teremos suplementos realmente válidos (com regras novas como combate em massa, aprimoramento de combates, etc) e ao mesmo tempo dispensáveis caso você não os queira em suas campanhas, mantendo seu jogo simples. Tudo vai depender do que o mestre (e seus jogadores) irão querer.

Dan disse...

Duas informações interessantes: volta às origens e ser modular.

Acho que isso fará com que D&D volte a ser bem interessante

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