Vasculhando por fóruns especializados, consegui algumas informações sobre o desenvolvimento do novo Dungeons & Dragons ou, como está sendo conhecido, D&D Next:
Nome
Mike Mearls, um dos dois grandes desenvolvedores do jogo junto de Monte Cook, disse "Eu acho que o nome do jogo virá com os testes e como as pessoas reagem a ele. Eu adoraria apenas chamá-lo Dungeons&Dragons e deixar as numerações para trás."
Metas de Design
- Mike Mearls citou "...Buscaremos criar um conjunto de regras que permita aos jogadores de todos os tipos e estilos jogarem juntos uma mesa de D&D, tendo o melhor de cada edição buscando alcançar a verdadeira alma do D&D."
- A WotC mandou "O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de regras universais que tira o melhor de cada edição e alcançar a verdadeira alma do D&D."
- WotC afirmou claramente "[Estamos] extremamente comprometidos com jogos de mesa e a experiência pessoal que o D&D traz." Há um reconhecimento claro que, embora as ferramentas digitais podem melhorar e completar o jogo, a empresa não perdeu de vista o fato de que D&D é um RPG de mesa, e não uma experiência digital.
- Novamente Mike Mearls: "Com a quarta edição, houve um grande foco na mecânica. A história ainda estava lá, mas muitos de nossos jogadores estavam tendo problemas para alcançá-la. De certa forma, foi como dizermos às pessoas,"o jeito certo de tocar guitarra é tocar thrash metal, mas existem outras maneiras de tocar" - sem citar quais eram estas outras formas."
- Ainda Mike Mearls: "A nova edição está sendo concebida como um sistema modular, flexível, facilmente personalizado para preferências individuais. Assim como um jogador faz seu personagem, o Mestre pode fazer o seu conjunto de regras. Ele pode dizer "vou fazer uma campanha militar, com vários combates"... por isso ele usaria o capítulo de combate, utilizando regras de miniaturas e incluindo as regras opcionais de artes marciais."
- Mike Mearls continua: "Esperamos criar um sistema que permita aos jogadores usarem muito do seu conhecimento, não importa de que edição seja."
- Monte Cook completa: "Eu sou o designer-chefe de um projeto que provavelmente irá evoluir para um novo conjunto de regras de Dungeons & Dragons. Um conjunto de regras que una todas as edições anteriores e os jogadores dessas edições. É uma grande projeto, e nós planejamos envolver todos em playtests para que possam expressar suas opiniões, porque realmente, qual é o ponto de projetar um jogo que ninguém quer jogar? E quem sabe melhor o que os jogadores de D&D querem do que os próprios jogadores?"
- Mike Mearls continua: "O que aconteceu a cada edição de D&D é que ele ficou mais complexo com o tempo. Devemos retornar às origens."
- Em um artigo do Legends & Lore feito por Monte Cook, ele diz diz:"Isso não é uma tentativa de levar você a jogar D&D de uma outra maneira. Esse será o mesmo jogo que você estava jogando, não importa que edição ou versão você preferia. O objetivo aqui é abraçar todas as formas de jogar D&D e de não excluir ninguém. Imagine um jogo onde a essência do D&D foi destilada buscando um jogo muito simples, mas adaptável a toda forma de jogar. Agora imagine que o jogo se tornou modular, com regras a serem adicionadas pelo Mestre para montar seu jogo da mesma forma que um jogador monta seu personagem. Quer regras simples para o seu jogo? Você terá. Quer combates táticos e encontros complexos? Você pode ter isso também. Quer regras de criação de personagem super-customizáveis? Fique tranquilo, pois tudo estará lá!"
Data
Não houve nenhuma indicação de data para o lançamento do novo D&D. Circula pelos fóruns que o lançamento acontecerá durante a Gen Con 2013.
Equipe do Projeto
Até agora foram confirmados na equipe os seguintes membros:
- Mike Mearls, líder da equipe;
- Greg Bilsland, Produtor;
- Monte Cook, líder da equipe de Design;
- Bruce Cordell, Designer;
- Robert J. Schwalb, Designer;
- Jeremy Crawford, líder do time de Desenvolvimento
- Tom LaPille, Desenvolvedor;
- Rodney Thompson, Desenvolvedor;
- Miranda Horner, Editor.
Voltaremos depois com mais informações sobre o lançamento do D&D Next!
Edit: acesse a segunda parte desta matéria pelo link: http://rpgnailha.blogspot.com/2012/01/d-5-edicao-o-que-sabemos-sobre-o-d-next_23.html
Edit: acesse a segunda parte desta matéria pelo link: http://rpgnailha.blogspot.com/2012/01/d-5-edicao-o-que-sabemos-sobre-o-d-next_23.html
8 comentários: (+add yours?)
A julgar pelas palavras aqui, D&D quer virar Gurps.
Também acho. Um sistema básico simples com várias regras alternativas e avançadas. Vamos esperar por mais informações!
Vai ser a melhor coisa que fizeram em D&D... Torná-lo modular. Amo isso em GURPS e acredito que vai ser uma inovação muito bem vinda em D&D!
Se pegarem o que já é básico no D&D e colocar o resto como opcional vai ficar muito bom. O próprio AD&D tem as perícias como regras opcionais.
Acho que eles vão pegar o D&D 1ª Edição, atualizar com elementos como BBA, CA progressiva, o sistema de níveis do 3ª edição, etc, e deixar as perícias, talentos, regras avançadas de combate, etc como módulos opcionais.
Pode até ser, mas uma coisa bem interessante isso que eles vão tentar fazer que o D&D seja customizável em vários níveis dentro dele mesmo principalmente com essa nova ideia do FR ser jogado em eras em vez de um cenário básico e com Ed Greenwood no comando do FR acho que está edição pode ser realmente o que eles buscam ter uma edição bem robusta que só precise ser alterada daqui a uns 15 anos (é o que eu espero, mas duvido que aconteça.)
Com certeza que eles vão colocar bastante coisa em regras opcionais e isso vai dar bastante pano para suplementos e suplementos, mas discordando de você eu não queria aquele sistema de BBA de novo gostei muito do sistema de BA da 4E que é muito parecido ao do D&D 1ª e também não gostaria de ver novamente um guerreiro/mago/ladino/ranger de nível XX (bem que eles podiam fazer uma atualização das multiclasse do AD&D.
A vantagem de ter um sistema lite com várias opções é que teremos suplementos realmente válidos (com regras novas como combate em massa, aprimoramento de combates, etc) e ao mesmo tempo dispensáveis caso você não os queira em suas campanhas, mantendo seu jogo simples. Tudo vai depender do que o mestre (e seus jogadores) irão querer.
Duas informações interessantes: volta às origens e ser modular.
Acho que isso fará com que D&D volte a ser bem interessante
Postar um comentário