OLD BUT GOLD - Heroquest Board Game

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Dando início a série de matérias de jogos antigos que jamais deixarão de cativar os jogadores de hoje em dia, OLD BUT GOLD inicia descrevendo um jogo que foi um grande sucesso no final da década de 80 e início da década de 90. Ele fez tanto sucesso que a Estrela se viu obrigada a trazer essa belezura para o território nacional. Estamos falando de nada mais na menos que HEROQUEST!


Heroquest foi um jogo criado pela Milton Bradley Company (fundada por Milton Bradley, vendida para a Hasbro em 1984 e posteriormente incorporada pela mesma) juntamento com a Games Workshop em 1989 numa tentativa de aproximar jogos de tabuleiro ao estilo dos jogos de RPG (ou seria aproximar os jogos de RPG ao estilo dos jogos de tabuleiro?). Na época, Dungeons & Dragons fazia sucesso com o estilo oldschool aonde o jogo possuía uma ambientação de fantasia medial no melhor estilo da literatura de Tolkien e os jogadores basicamente tinham que explorar masmorras, matar monstros e achar tesouros. Com isso, Heroquest foi criado seguindo esta linha de raciocínio, mas simplificando as regras para se tornar adaptável aos jogadores de tabuleiro. Heroquest foi inicialmente lançado em 1989 no Reino Unido e apenas 1 ano depois foi lançado nos EUA. As 2 versões apresentam diferenças entre si (detalhadas mais abaixo) sendo a americana acrescida de algumas coisas mas retirando outras. A Games Workshop ajudou na criação do jogo com a elaboração das miniaturas e com a maioria dos detalhes de produção e da arte dos livros de regras e de buscas.

O jogo veio a ser lançado no Brasil apenas em 1994 pela Estrela e como toda adaptação "tupiniquim", sofreu algumas adaptações na qualidade do material, notoriamente na miniaturas (deixaram de ser de plástico para imagens impressas em papelão) e nos dados.


O JOGO

A iniciativa deste jogo era diferente porque um dos jogadores deveria assumir o papel do Mago Malígno (que na versão americana ganhou o nome de Zargon) que controlava os acontecimentos em uma masmorra e também controlava os monstros que estavam fadados a serem derrotados pelos 4 heróis, que eram controlados pelo restante dos jogadores. Então o jogo de tabuleiro deixou de assumir papel de competitivo para se tornar cooperativo aonde 1 dos jogadores assumia a premissa de não poder ser ganhador para o restante do grupo ser bem sucedido (o Mago Malígno, ou Zargon para os chegados)

O jogo em si tem uma premissa muito simples: Completar missões pré-definidas, sempre explorando uma masmorra, enfrentando monstros, procurando passagens secretas, encontrando armadilhas (às vezes caindo nelas), achar tesouros e dinheiro, sair se reforçar e começar tudo de novo. A mecânica do jogo também é bem simples em comparação à dos jogos de tabuleiro similares existentes hoje em dia como Descent, Dungeon Run, entre outros. Não existem atributos, estatísticas, nada do tipo. A ficha é simples e o jogo corre sem grandes alterações. As buscas apresentam algum tipo de variação no objetivo que dá um ar de novidade, mas fora isso existe uma certa repetitividade.

Porém, ainda assim Heroquest consegue ser sucesso de vendas até hoje, tanto no Brasil quanto no exterior. Tá certo que as vendas agora acontecem no mercado paralelo de artigos usados, mas ainda assim, esse jogo consegue atrair os olhares muito mais do que outros jogos recentes. Surge então uma pergunta: Qual o segredo de Heroquest? Porquê ele ainda é tão cobiçado por jogaodores? Bem, minha teoria é a seguinte:

1 - O jogo fez sucesso na época. Sim, foi uma investida que deu resultado e que depois foi copiada inclusive pela própria TSR (produtora de D&D na época) que lançou um board game similar chamado Dragon Strike para competir com Heroquest;

2 - O jogo não está mais em produção e todo quando para de ser produzido, passa a ser mais valorizado. É o famoso "tem que perder para aprender a valorizar". Me lembro que quando eu tinha 14 anos eu vi a caixa do Heroquest nas Lojas Americanas e fiquei doido pra pedir de presente, mas acabei dando atenção ao bendito vídeo-game e pensei "posso comprar depois" e esse depois não veio mais, porque o jogo parou de ser produzido. Este segundo fator somado ao primeiro valoriza ainda mais o jogo;

3 - O Heroquest tem "chalme"! O jogo é cativante pelo material apresentado, as miniaturas, o tabuleiros, os dadinhos com figuras estranhas, a mobília tridimensional que mesmo não servindo pra nada a não ser atrapalhar os jogadores, dava todo um clima ao jogo e ares de uma quase maquete. Sim, essa bendita mobília me cativou bastante na época e por incrível que pareça, tinha um apelo comercial muito forte. Este inclusive foi o único jogo que se utilizou de mobílias montáveis. Depois disso, os jogos de tabuleiro adotaram o uso de marcadores para mobília ou nem isso, apenas imprimindo todo o cenário diretamente no mapa.

Comercial de divulgação do jogo


VERSÃO EUROPÉIA E AMERICANA? NÃO É TUDO IGUAL?

Não, não é. A versão do Reino Unido foi o pontapé inicial e a americana deu uma "turbinada" acrescendo algumas coisas (mas removendo outras). Enfim, é o mesmo jogo, porém com variações que apesar de poucas, podem ser consideradas significativas para quem é fã mesmo. Entrando em maiores detalhes, as principais diferenças são estas:

- O manual de regras e o livro de buscas são diferentes, sendo a versão Reino Unido feita em papel couchê e a americana em sulfite. O conteúdo também é exposto de forma diferente. A maior diferença notável é que nas primeiras cópias da versão inglesa existe uma versão alternativa da primeira busca chamada de The Maze, aonde os personagens começam separados, cada um em um dos cantos do tabuleiro e devem tentar chegar ao centro passando pelos obstáculos a fim de sair do calabouço. Esta busca servia como uma iniciação simples aos conceitos básicos do jogo, como combate e procura de passagens secretas. Essa busca foi substituída pela The Trial que era a busca inicial da versão americana e que a partir do lançamento da mesma, passou a ser também a da inglesa.

- Na versão inglesa o jogador que controla os monstros é apenas chamado de Evil Wizard, enquanto que na americana ele ganha um nome próprio - Zargon.

- A versão inglesa possui 4 dados especiais de combate e a americana possui 6;

- A versão inglesa possui 19 marcadores e a americana possui 33, a maioria com impressões frente-verso;

- A versão inglesa possui cartas de referência para os equipamentos, com armas existentes apenas nesta versão como a machadinha e a lança. A versão americana não possui essas cartas, mas vem com as cartas de Magias do Caos utilizadas pelas tropas de Zargon, cartas estas inexistentes na versão inglesa. A qualidade e arte das cartas também é diferente, sendo a versão inglesa ligeiramente superior tanto na qualidade do material quanto na arte;

- A versão americana possui um armorial de referência para os equipamentos, facilitando a consulta;

- A divisória do Evil Wizard (versão inglesa) possui referências de peças e de marcadores nos mapas, enquanto que a de Zargon (versão americana) possui uma tabela com as estatísticas dos monstros, os tipos de ações que podem ser tomadas e resumo de combate;

- As fichas de personagens e cartões de referência dos heróis possuem layout diferentes entre as versões.

Conteúdo da versão européia

Conteúdo da versão americana


Mesmo com a versão americana tendo adições, os europeus foram brindados em 1990 com uma versão expandida - Heroquest Advanced Quest vinha com tudo da primeira versão com a adição do livreto de buscas adicionais "Dark Company" e adição de 12 inimigos (black guards) que, diferente das outras, possuiam 4 tipos diferentes de equipamentos encaixáveis nas miniaturas, dando um toque de customização aos inimigos.

VARIAÇÕES ENTRE AS VERSÕES AMERICANA, INGLESA E BRASILEIRA

Mas e a versão brasileira? O que tem de diferente entre ela e as outras 2? Confira na tabela abaixo:

COMPONENTES

REINO UNIDO

EUA

BRASIL

Tabuleiro

Papelão grosso com revestimento em courino

Papelão grosso com revestimento em courino

Papelão com revestimento de papel

Manual

Feito em papel couchê e conteúdo mais sucinto

Feito em papel sulfite e com conteúdo mais detalhado

Feito em papel sulfite e com conteúdo mais detalhado

Livro de Buscas

Feito em papel couchê. As primeiras cópias apresentam uma versão alternativa da 1ª busca chamada de The Maze, substituída depois pela busca The Trial, que era a mesma contida na versão americana.

Feito em papel sulfite

Feito em papel sulfite

Miniaturas

35 Miniaturas de plástico altamente detalhadas

35 Miniaturas de plástico altamente detalhadas

35 figuras impressas em papelão encaixadas em bases de plástico

Mobília

15 peças de mobília, todas com estrutura plástica e base de papelão reforçado. Junto, vêm também alguns acessórios como crânios, ratos, velas, etc.

15 peças de mobília, todas com estrutura plástica e base de papelão reforçado.

Junto, vêm também alguns acessórios como crânios, ratos, velas, etc.

15 peças de mobília. A tumba e a mesa do feiticeiro são totalmente feitas de um papelão fino e fraco. A maioria das versões nacionais veio sem os crânios e também não possui as velas, visto serem da mesa do feiticeiro que nesta versão vem sem encaixe.

Cartas

64 cartas com excelente acabamento e textura

66 cartas com acabamento um pouco inferior à versão inglesa mas ainda assim de boa qualidade

66 cartas iguais às da versão americana mas com acabamento mais áspero

Marcadores

19

33, a maioria frente e verso

33, a maioria frente e verso

Dados

4 dados especiais de combate e 2 comuns vermelhos, todos de madeira com impressão em baixo relevo.

6 dados especiais de combate e 2 comuns vermelhos, todos de madeira com impressão em baixo relevo.

6 dados especiais de combate e 2 comuns vermelhos, todos de plástico. As imagens dos dados de combate tendem a se desgastar rapidamento com o uso.

Cartões de referência dos heróis

4 com descrições sucintas

4 com descrições mais detalhadas, incluindo equipamentos.

4 com descrições mais detalhadas, incluindo equipamentos.

Divisória

Possui referências de peças e de marcadores nos mapas

Possui uma tabela com as estatísticas dos monstros, os tipos de ações que podem ser tomadas e resumo de combate

Possui uma tabela com as estatísticas dos monstros, os tipos de ações que podem ser tomadas e resumo de combate

Portas

21 portas grandes e resistentes com bases de plástico largas que evitam serem derrubadas à toa

21 portas grandes e resistentes com bases de plástico largas que evitam serem derrubadas à toa

21 portas menores com bases de plástico igualmente menores que caem à toa!

Fichas dos personagens

Bloco com fichas em um layout bonito mas pouco eficaz.

Bloco com fichas em um layout mais funcional e bem separado.

Bloco com fichas em um layout mais funcional e bem separado.

Momento Surreal - Miniaturas de Heroquest aproveitando a pausa entre uma busca e outra jogando... Heroquest???


MAIS SOBRE HEROQUEST

Indubitavelmente, Heroquest foi um jogo que marcou história e deixou legado por todo o mundo. Por mais que seja ultrapassado frente aos jogos atuais, eu poderia comparar ele aos famigerados jogos de vídeo-game em plataforma perto dos jogos 3D de hoje - por mais ultrapassados que sejam, conseguem divertir até mais que aqueles que utilizam-se de tecnologia de ponta.

Até no Japão tinha Heroquest!

Uma prova de seu legado é a quantidade de conteúdo que pode ser encontrado na internet acerca deste jogo.

Segue abaixo alguns links de lugares aonde você pode encontrar mais sobre o jogo:

Ye Olde Inn - Site com maior quantidade de conteúdo disponível na internet. Tem todas as versões, até coisa em português - http://www.yeoldeinn.com/

Heroscribe - Recursos interessantes e geração de mapas em Java e PostScript - http://www.heroscribe.org/heroquest.html

Boardgamegeek - Maior banco de dados sobre jogos de tabuleiro, com vários recursos, arquivos para downloads, fotos, fórum, etc... - http://boardgamegeek.com/,


Até o próximo OLD BUT GOLD!

Mercenary Crusade - Quadrinhos e Cardgame brasileiros

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A história dos quadrinhos Mercenary Crusade se passa no cenário da Lua Kaplan, na qual o leitor acompanha semanalmente uma grande saga, seguindo os passos dos dois protagonistas, os mercenários Málef e Ryaad, para conhecer suas histórias e os habitantes deste fascinante lugar.
Ryaad é um habilidoso e temido mercenário tascanírio. Málef é um ex-general litélio que possui uma simbiolâmina mortal.
O primeiro episódio de Mercenary Crusade acompanha Málef e Ryaad em uma missão de resgate através de um pântano perigoso que oculta em suas sombras a sede por vingança.
Acesse aqui para conhecer o projeto: http://kaplanprojectcomics.com/
Além disto, Mercenary Crusade foi pensado como um projeto capaz de englobar diversas mídias e assumir os mais variados formatos, como cardgames, brinquedos, jogos digitais e licenciamentos. Inicialmente, o formato quadrinho digital se tornou a mídia mais viável, dentro do contexto de publicação independente.
Durante a última edição do FIQ-BHFestival Internacional de Quadrinhos, foram distribuídos gratuitamente cerca de 3.500 cards ao público. Estes cards foram desenvolvidos como um teste de um sistema de Cardgame já finalizado e em processo final de criação de forma indepente. O montante distribuído representa o interesse do público pelo universo, por produtos digitais e físicos relacionados a Mercenary Crusade.
Mercenary Crusade The Card Game será o primeiro Card Game brasileiro lançado através de recursos vindos do financiamento coletivo. Durante o período de campanha, o público poderá contribuir com a primeira tiragem dos Cards e receber uma série de recompensas, entre Cards, Boosters e até figurar dentro de nossas hqs.



Star Wars XXX - Paródia adulta da franquia é o filme mais caro da história

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Foi lançado o Star Wars XXX, a paródia pornô da obra de George Lucas. Como virou moda nos últimos anos com Avatar, Liga da Justiça, Homem-Aranha e tantos outros, chegou a hora de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Léia e, até mesmo, Chewbacca, ganharem suas versões XXX. O cinema pornô americano é gigante, com faturamento muito superior a sucessos de bilheteria “sérios” do resto do mundo, mas Star Wars XXX é, nada mais nada menos, que o filme mais caro da história desta indústria.
Com mais de 20 mil unidades do DVD vendidas em menos de 2 dias, previsões indicam que o filme será o maior sucesso do pornô até hoje. Confira o trailer:

D&D Next

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Você quer ajudar a traçar um novo rumo para o D&D?
Entre no blog oficial e contribua, a maioria dos posts contem enquetes sobre coisas que vão mudar o rumo dos designs, então o que está esperando?


Blog Oficial

O mundo fantástico de H.P. Lovecraft

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O www.sitelovecraft.com é um site que há 8 anos divulga no Brasil a vida e obra do famoso escritor americano de contos de horror H.P. Lovecraft (1890-1937). Recomendamos a todos os amantes de ficção de horror ou simpatizantes do gênero que conheçam este sítio e seu mais novo projeto que é um livro com novas traduções da obra (em domínio público), deste fantástico escritor que foi Lovecraft.

Este livro nasceu para ser um livro diferente. A obra terá entre outras coisas mais de 400 páginas, uma capa muito bem elaborada, fino acabamento e papel de primeira qualidade, fotos, longa biografia do autor, contos clássicos e outros inéditos e novas traduções muito bem revisadas e notas dando uma releitura, mesmo para quem já leu  seus escritos. - Retirado do Site www.sitelovecraft.com

Quem tiver desejo de comprar esse livro deve correr, ele esta na pré venda e já vendeu 200 exemplares, sendo que serão impressos apenas 300.

Orks do futuro gótico de Warhammer 40k

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Orks são alienígenas bárbaros e brutais que vivem para lutar.

Orks são a raça mais combativa do milênio 41 e suas fileiras são incontáveis. Das profundezas do núcleo galáctico às distantes Estrelas Fantasma, florescem impérios Orks. Se os Orks fossem unificados, destruiriam toda oposição e engolfariam as raças civilizadas em uma maré abominável. Mas a sede insaciável dos Orks por violência os faz batalhar entre si, movendo guerras brutais contra sua própria raça de modo que apenas os fortes sobrevivam. Numa ocasião, um líder Orks emergirá angariando poder suficiente para derrotar seus rivais e unificar tribos nômades. Esse sucesso leva outras tribos a se curvarem a ele, atraídos pela promessa de carnificina. Logo um grande Waaagh! Estará a caminho – em parte uma onda migratória, em parte uma guerra santa. Quando os Orks estão em carga, a galáxia treme!


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Os Orks são de longe minha raça preferida de W40k porque são brutais, velozes na carga e tem gosto pelo derramamento de sangue (mesmo que seja o próprio). O nome de suas unidades, como você verá abaixo, tratam de forma os Orks cômica , mas os Fuzileiros aprenderam a engolir o riso da pior maneira.

GALERIA!!!

Ork Warboss

Speed Freek, membro da Evil Sunz, em sua Warbike.

Trukk Boyz, do clã Evil Sunz


Traduzido do "orkês": Nós é d'Orks e nós tem um Waaagghh!!!!

EM SEGUIDA, VOCÊ CONHECERÁ OS ELFOS DESSE FUTURO FANTÁSTICO!

Novo poster de Os Vingadores

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Acaba de ser lançado mais um poster de Os Vingadores. A imagem agora além de mostrar o grupo completo, tendo como pano de fundo uma Nova Iorque destruída.Confira:

Filme: o Filme - O trailer mais fodástico já feito em Hollywood

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Jimmy Kimmel tinha um sonho de fazer o filme mais épico de todos os tempos e pra isso ele juntou em uma única produção tudo aquilo que Hollywood fez de melhor até hoje:



Não tem dado em casa?

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Ta afim de jogar mas não tem dados?
Se você mora em um lugar longe da civilização ou não tem grana, seus problemas acabaram.

Nesse link você pode baixar os dados imprimir e montar, depois é só curtir.

Claro que não vai ser aquela coisa tipo "Meu deus, esses são os melhores dados de minha vida, mas já quebra um galho."


Mouse Guard Crafts

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Já imaginou brincar com seus filhos e contar histórias desses ratinhos?
Pois bem, aqui temos os Crafts de papel que você pode baixar, imprimir e montar.

Fica a dica pra quem tem filhos ou sobrinhos, ou até você mesmo.

 Não só isso, no site oficial tem também música, papeis de parede e avatares.

Entrando no clima

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O sol se põe no horizonte, o cheiro de restos de feira empreguinam o ar, algumas pessoas ainda caminham pela praça e um velho já começa a acender os postes com seu lampião, ao fundo ouve-se pessoas com vários resmungos típicos aos que seguem um dia estressante de trabalho, no outro lado da praça a música começa numa espelunca onde os moradores chamam de "A Taverna"

Uma breve descrição já é mais do que suficiente para colocar todos no clima, pense um pouco antes de começar e depois deixe que tudo flui naturalmente. Imaginemos agora como seria aproximação a um casarão em uma colina.

A noite está fria e a lua a muito já se ocultou em nuvens, os presságios são de chuva e talvez tempestade, o vento uiva ao passar pelas velhas arvores secas que estão as margens da antiga estrada de comercio, eis que surge uma bifurcação e olhando acima da colina um velho casarão, um relâmpago corta os céus e em seguida ruge o trovão, na pequena trilha em direção a casa algumas lapides estão espalhadas.


Uma experiência completa no RPG só existe quando podemos preencher todos os sentidos e assim a imaginação pode realmente fluir e construir uma história coletiva.

A descrição deve compreender.
  • Visão
  • Audição
  • Olfato
  • Tato
  • Paladar
Ao descrever como uma noite fria você tem um sentido, totalmente aplicado e outros dois condicionados, temos o frio que é o tato e noite para condicionar a visão e o frio para condicionar o olfato.

Como seria uma breve descrição do combate.

Mestre: Ao ouvir um ranger de ossos atrás de você o que você faz?

Guerreiro: Eu viro rapidamente para ver o que é.

Mestre: A uns três metros ossos estão se erguendo e formando um guerreiro esqueleto.

Guerreiro: Estou sacando minha espada e vou partir para o ataque.

Mestre: Ok lance os dados.

Guerreiro: Errei!

Mestre: O guerreiro esqueleto se desvia pelo seu flanco direito em uma rolada e se ergue novamente já desferindo um ataque "rolar dado" huuuuu ele golpeia com toda sua força, mas você estava mais preparo e ergue seu escudo no momento exato e desvia seu golpe o deixando com a guarda aberta.

Guerreiro: Aproveitando a oportunidade farei uma investida e "rolar dado" o acerto bem no meio da costela "rolar dano"

Mestre: Seu golpe foi tão poderoso que despedaçou esse saco de ossos.


Como seria a mesma sequencia como eu vejo normalmente


Mestre: Ao ouvir um ranger de ossos atrás de você o que você faz?

Guerreiro: Eu viro rapidamente para ver o que é.

Mestre: A uns três metros ossos estão se erguendo e formando um guerreiro esqueleto.

Guerreiro: Estou sacando minha espada e vou partir para o ataque.

Mestre: Ok lance os dados.

Guerreiro: Errei!

Mestre: Agora é ele, "rolar dados" e ele também erra

Guerreiro: Vou atacar de novo "rolar dados" acertei "rolar dano"

Mestre: Você matou ele.

Acho que se esforçar na descrição das ações ajuda o grupo como um todo.
Isso é apenas minha humilde opinião sobre as descrições em uma mesa, visto que imaginamos o que ouvimos, quando mais detalhado o que se ouve mais rico em detalhes será nossa imaginação.

Mas a descrição também pode ser um problema, se caso o mestre se empolgar e descrever com demasiados detalhes uma única coisa em sua cena, os jogadores o tomarão como importante e podem perder muito tempo de jogo só fazendo testes em volta da coisa. Exemplo:

Ao abrir a porta pode-se comtemplar a maravilha da arquitetura empreitada nesta sala, suas paredes ornamentadas com entalhos que descrevem guerras e o piso composto de pedras lisas, ao centro um pequeno altar de madeira envernizado e um leve tecido de seda vermelho o cobre parcialmente, onde serve de suporte para uma gema grandiosa de cristal que filtra a luz de sua tocha e a espalha por toda a sala, gerando um belo efeito prismático de luz.

Se meu objetivo aqui é que eles desvendem o que os desenhos dizem, isso já foi embora, todos estão atrás do altar e sua gema, querem saber se podem arranca-la, se é uma armadilha, se é mágica e por ai vai.
Dar ênfase a descrições de coisas que não são o foco tem esse valor negativo.

Pra resumir, o bom é que descrevamos sempre, mas principalmente o nosso objetivo.

Chegou a vez da Inquisição queimar os Hereges - Dark Heresy (Warhammer 40k RPG)

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Dark Heresy é o primeiro dos três livros básicos de Warhammer 40k RPG (Deathwatch e Rogue Trader).


Em Dark Heresy você é um Acólito a serviço da Inquisição do Imperador. Você permanece na linha de frente de uma enorme guerra secreta onde seu dever é erradicar a influência perniciosa da heresia, alienígenas terríveis e a mutante influência do Caos. Você vai lidar com que os outros temem, aventurar-se em planetas distantes, escombros ancestrais no espaço e as profundezas insalubres dos planetas colônias.

Você nunca conhecerá fama ou recompensa, ainda assim se você permanecer convicto de suas obrigações seu nome pode ser sussurrado para o Deus-Imperador da Humanidade e você será reverenciado por milênios.

Aventura introdutória pode ser baixada AQUI.

Fique com uma pequena galeria de inquisidores muito pirados!





NO PRÓXIMO POST, OS INIMIGOS DA HUMANIDADE!!!